segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A EXPANSÃO DO CRACK EM ITAPAJÉ

Como justificar uma sociedade basicamente violenta? O que está afetando a população para deixá-los drogados e maldosos para com o próximo? Será que estamos vivendo em um mundo onde a corrupção, a violência, o desamor e a falta de humanismo estão falando mais alto? É nesse mundo, ou melhor, é com essa “gente” cheia de ódio, de maldade, de inveja e de ambição que vamos colocar nossos filhos para conviver? Correr o risco deles serem transformados em pessoas insensíveis? É o que está acontecendo. Os valores familiares estão sendo postos de lado, e, em seu lugar, os valores “mundanos”, ou seja, o meio, o mau uso da tecnologia está ganhando das famílias. É fácil relatar casos de pessoas que estão sofrendo por seus filhos, maridos, irmãos, vizinhos, passando por problemas de violência causados por drogas. A humanidade vem sofrendo por vários tipos de violência, mas as drogas estão encurralando as famílias contra a parede, elas estão ficando sem saída. Por que isso acontece? De quem é a culpa? Da sociedade? Do governo? Bom, todos têm uma parcela de culpa.
Mães estão desesperadas, pedindo a Deus que ajude seus filhos a deixar de usar drogas, de freqüentar ambientes ruins, mas todos que estão ali deixaram em casa corações tristes, magoados, e já sem esperança, pois elas lutam sem armas adequadas, sem meios, sem argumentos. Nem conhece o que eles usam, sabem que causam efeitos terríveis. Mas que efeitos? Foi relatado um caso de um pai que sem agüentar a condição do filho, amarrou-o com uma corda, como um ato desesperador, já não quer ver aquele menino que se esqueceu de crescer e viver roubando, se destruindo, amargo, triste, incontente, aquele olhar de criança que se tornou adolescente, desconhecendo a própria mãe.
É preciso pedir ajuda, mas a quem? Mesmo que já sem esperança, é preciso lutar, argumentar, questionar, falar com Deus. Assim você estará preparado para enfrentar uma guerra, onde o inimigo às vezes atua de forma invisível.

Como justificar, crianças e adolescentes, sendo conduzida a delegacia de Policia Civil, de madrugada por furtos, para que possam comprar a pedra maldita. Crianças e adolescentes que solicitam serem internadas nas antigas “febem” para se livrarem da dependência da droga.
Elas relatam que não conseguem se livrar da dependência e precisam roubar para conseguirem dinheiro para compra da droga. Chegam a dizer até, que vão matar para serem internadas.
Em Itapajé, alguns centros existem em nosso município para os necessitados de assistência social bem como ao usuário de drogas, merecem serem frisados: o CREAS (Centros de Referência especializados em Assistência Social), o CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que além de oferecer assistência em outras áreas, dá auxílio aos dependentes químicos. Existe também o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que atende ao portador de deficiência mental, na qual ainda não vimos resultado algum e a Casa de Passagens da ABESC que será oficialmente entregue a comunidade no próximo dia 02 de fevereiro. Ainda temos um local que está em construção da Assembléia de Deus, o Grupo DAGA da Comunidade Nova Vida e muitos evangelizadores que já ajudaram a muitas pessoas a se ajudarem mutuamente no combate a esse mal que vem destruindo famílias que não sabem o que fazer.

Posse na Assembléia Legislativa do Ceará ainda suscita dúvidas

Hoje véspera do início da nova legislatura, dos 46 deputados estaduais cearenses, há incerteza de efetivação de alguns

A posse dos deputados eleitos para a próxima legislatura será amanhã dia 1º de fevereiro, contudo a Assembleia Legislativa do Ceará tem algumas dúvidas em relação a lista dos parlamentares diplomados no último dia 15 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma delas é em relação ao nome de Stanley Leão (PTC), que chegou a ser diplomado, mas no dia seguinte, já não era mais considerado deputado eleito.

O atual presidente da Assembleia, deputado Francisco Caminha (PHS), acredita que quem tomará posse no dia primeiro do próximo mês será Stanley, porém diz não ter certeza. Tudo é possível, avisa, pontuando que em todo País há uma insegurança em relação aos resultados da última eleição.

Já o procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales, assegura que a pendência em relação ao caso de Stanley Leão já foi resolvida com a última determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deixando claro que Stanley Leão não deve ser empossado na Assembleia, mas sim Danniel Oliveira (PMDB).

Isso porque o TSE determinou por último, que os votos dos candidatos considerados
ficha-sujas não seriam contados para o partido ou coligação partidária. Com isso, o diploma dado a Stanley Leão foi invalidado e ele perdeu a vaga para Danniel Oliveira, pois o PTC não alcançou o quociente eleitoral após a retirada desses votos.

Conforme o procurador, a única pendência existente hoje na lista dos deputados a
assumirem seus cargos a partir do dia primeiro de fevereiro, é do deputado Neto Nunes (PMDB). Alessander Sales explica que o peemedebista entrou com um pedido junto ao TRE para que seja feita a contagem dos seus votos.

Caso o TRE acate o pedido de Neto Nunes, Alessander Sales explica que terá de ser refeito o cálculo do quociente eleitoral para definir qual parlamentar terá que abrir mão de sua vaga para que o peemedebista possa ser empossado. Conforme o procurador, o TRE já retomou suas sessões semana passada.

Quociente Neto Nunes teve os seus 45.843 votos contados apenas para a legenda, e não
para si, o que permitiu que a coligação PRB/PT/PMDB/PSB, que apoiou a reeleição do governador Cid Gomes, aumentasse um deputado, saindo de 20 para 21.

O procurador do Legislativo cearense, Hélio Parente, entende que os deputados que devem tomar posse no próximo mês são os que estão na última lista dos diplomados apresentada pelo TRE. Parente diz que não tem conhecimento dos nomes.

Amanhã dia 1º de fevereiro haverá a posse dos deputados e a eleição da nova Mesa Diretora. Quem coordenará a sessão de posse dos parlamentares da nova legislatura será o deputado Gony Arruda (PSDB).

31 de Janeiro - Dia da Solidariedade

Talvez, da dimensão da solidariedade ainda tenhamos uma idéia restrita. De forma geral, associamos solidariedade a uma ação que se faz em favor de alguém que está numa situação de necessidade ou debilidade. Fica por trás a noção de que há um forte e um fraco, um que pode mais e um que não pode nada, um rico e um pobre.
Mas a solidariedade não se resume a esse movimento que também é lógico – dá quem pode, ajuda quem tem mais - , mas muito unilateral. A solidariedade tem a ver, também, com aquela máxima dos três mosqueteiros: um por todos e todos por um. Só que aqui não é fantasia e nem tão simples assim, mas muito melhor.
A solidariedade é uma palavra a pensar em conjunto: precisamos ser solidários uns com os outros, porque, afinal, ninguém é sempre forte, sempre inatingível, mas também porque é humano ser solidário. E não devemos esperar a tragédia, a fraqueza do outro, para ativarmos nossa solidariedade.
A solidariedade da emergência é importantíssima e necessária. Ela é também comovente. Mas há aquela solidariedade que beija a fraternidade e que, na medida do possível, prevê, previne, adianta-se, associa-se e cria humanidade.
No verão, por exemplo, incontáveis são os casos de desmoronamento de casas pobres e inúmeras as pessoas que ficam desabrigadas, que sofrem perdas materiais e humanas. Quando isso acontece, rapidamente, a população se mobiliza e recolhe alimentos, roupas... Não teria sido igualmente solidário ter evitado que a tragédia acontecesse? No inverno, pensando nos mendigos, até os supermercados, as farmácias fazem campanhas para recolher agasalhos e cobertores... Não teria sido igualmente solidário não deixar que chegassem a esse ponto?
Mas como nossa solidariedade ainda precisa se aprimorar, dizemos que isso é assunto das autoridades e culpa da ignorância das pessoas... Pode ser verdade

Partido Humanista da Solidariedade (PHS 31)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Eleições 2012: Começou a corrida pró-2012 em Itapajé

Após ter passado o pleito eleitoral de 2010 que definiu os chefes dos poderes executivos, nacional e estadual, além das bancadas de legisladores nos mesmos níveis, foi dada imediatamente a largada para as disputas a nível municipal.

A população espera que apareça novas pessoas de confiantes promessas para o desenvolvimento de nosso município.

Desde a última noticia vinculada sobre sucessão municipal de 2012, que anunciamos em primeira mão em nosso Blog, alguns novos nomes nos foram repassados que pretendem concorrerem a uma vaga na Câmara Municipal. Entre eles está dos Radialistas MAIKON RIOS e ZÉ DO SOM, TARCISIO ROCHA, MARIA DA PENHA (São Miguel), D. IZA, (São Miguel de Baixo), VANUSA VIANA (São Miguel), ANÍSIO DA PAQUETÁ, Sr. ALBERTO (Jorge), FLÁVIO (filho do Cizino do Aguaí), LUIS ROGÉRIO (filho do Chico Perninha), RENATÃO da funerária, NONATINHO Enfermeiro, RICARDO RECIFE (filho da Baixinha), ADRIANO BRAGA (Bairro Pe. Lima), JOEL VIANA, GEVANIO BARRETO (Correio), JOSÉ REINALDO (Presidente da Liga de Futebol), IRMÃO QUEIXÃO, PEPEU DA SERVCAR, dentre muitos nomes que ainda aparecerão para a sucessão legislativa em Itapajé. Se você tem interesse em se candidatar em 2012, comece já a trabalhar, pois, “espaço se recupera, tempo não”. Não perca tempo, aproveite todas as oportunidades para divulgar as pessoas as suas pretensões de ser o mais novo representante delas em Itapajé.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ITAPAJÉ: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FEDERAIS EM 2010

TOTAL DESTINADO AO MUNICÍPIO DE ITAPAGE EM 2010: R$ 34.209.798,46
(Trinta e Quatro Milhões, Duzentos e Nove Mil, Setecentos e Noventa e Oito Reais e Quarenta e Seis Centavos)

Assistência Social - 2060 - Ações Socioeducativas e de Convivência para Crianças e

Adolescentes em Situação de Trabalho - R$ 31.000,00

Educação - 8790 - Apoio à Alfabetização e à Educação de Jovens e Adultos -
R$ 91.330,00

Educação - 8744 - Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica - R$ 642.855,60

Educação - 8746 - Apoio à Aquisição de Equipamentos para a Rede Pública da Educação Infantil - R$ 100.229,19

Segurança Pública - 8348 - Apoio a Obras Preventivas de Desastres - R$ 400.000,00

Educação - 0509 - Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica - R$ 933.570,00

Educação - 0969 - Apoio ao Transporte Escolar na Educação Básica - R$ 329.739,11

Encargos Especiais - 00D0 - Apoio Financeiro aos Municípios para Compensação da Variação Nominal Negativa Acumulada dos Recursos Repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios -FPM entre os Exercícios de 2008 e 2009 - R$ 158.454,96

Saúde - 8585 - Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade - R$ 1.616.716,70

Saúde - 20B0 - Atenção Especializada em Saúde Mental - R$ 20.000,00

Encargos Especiais - 099E - Auxilio Financeiro aos Entes Federados Exportadores - R$
5.936,76

Assistência Social - 8662 - Concessão de Bolsa para Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho - R$ 825,00

Organização Agrária - 0359 - Contribuição ao Fundo Garantia-Safra (Lei nº 10.420, de 2002) - R$ 1.965.890,00

Encargos Especiais - 0369 - Cota-Parte dos Estados e DF do Salário-Educação - R$ 494.379,58

Educação - 0515 - Dinheiro Direto na Escola para a Educação Básica - R$ 345.747,10

Assistência Social - 20EV - Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas - R$ 26.100,00

Encargos Especiais - 0C33 - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB - R$ 8.002.637,11

Encargos Especiais - 0045 - Fundo de Participação dos Municípios - FPM (CF, art.159) - R$ 9.906.470,69

Urbanismo - 109A - IMPLANTAÇÃO OU MELHORIA DE OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA URBANA EM MUNICÍPIOS COM ATÉ 100.000 HABITANTES - R$ 16.971,82

Saúde - 7654 - Implantação, Ampliação ou Melhoria de Sistema Público de Esgotamento Sanitário para a Prevenção e Controle de Agravos em Municípios de até 30.000 Habitantes - R$ 300.000,00

Saúde - 20AL - Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios Certificados para a Vigilância em Saúde - R$ 107.761,17

Saúde - 20AB - Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para Execução de Ações de Vigilância Sanitária R$ 16.535,50

Saúde - 8577 - Piso de Atenção Básica Fixo R$ 852.297,52

Saúde - 20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família - R$ 1.660.744,00

Saúde - 20BA - Prevenção, Preparação e Enfrentamento para a Pandemia de Influenza - R$ 12.787,69

Encargos Especiais - 0999 - Recursos para a Repartição da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE-Combustíveis - R$ 94.817,01

Saúde - 5528 - SANEAMENTO BÁSICO PARA CONTROLE DE AGRAVOS - R$ 150.000,00

Assistência Social - 8446 - Serviço de Apoio à Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família - R$ 124.534,53

Assistência Social - 20B8 - Serviço Socioeducativo para Jovens de 15 a 17 anos - R$
203.512,50

Assistência Social - 2A60 - Serviços de Proteção Social Básica às Famílias - R$
107.100,00

Assistência Social - 2A65 - Serviços de Proteção Social Especial a Indivíduos e Famílias - R$ 4.500,00

Assistência Social - 2A61 - Serviços Específicos de Proteção Social Básica - R$
20.262,50

Encargos Especiais - 099B - Transferência a Estados, Distrito Federal e Municípios para Compensação da Isenção do ICMS aos Estados Exportadores - (art. 91 ADCT) - R$ 16.571,20

Assistência Social - 8442 - Transferência de Renda Diretamente às Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza (Lei nº 10.836, de 2004) - R$ 5.260.543,00

Encargos Especiais - 006M - Transferência para Municípios - Imposto Territorial Rural - R$ 2.531,39

Encargos Especiais - 0548 - Transferências de Cotas-Partes dos Royalties pela Produção de Petróleo e Gás Natural (Lei nº 9.478, de 1997 - Art.48) - R$ 20.602,50

Encargos Especiais - 0551 - Transferências do Fundo Especial dos Royalties pela Produção de Petróleo e Gás Natural (Lei nº 7.525, de 1986 - Art.6º) - R$ 162.224,28

Saúde - 8719 - Vigilância Sanitária de Produtos, Serviços e Ambientes, Tecidos, Células e Órgãos Humanos - R$ 3.620,05

Fonte: www.portaltransparencia.gov.br

ITAPAJÉ: ENTREGA OFICIAL DOS ONIBUS RECEBIDOS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA DO GOVERNO FEDERAL

O município de Itapajé entregou oficialmente por meio de uma carreata pelas principais ruas do município, os cincos novos ônibus zero km recebidos do Programa Caminho da Escola.

Os veículos, foram adquiridos através de convênio firmado entre Prefeitura e Governo Federal, são padronizados para o transporte de estudantes.

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

Desde sua criação até janeiro de 2011, o Caminho da Escola atendeu 3.826 municípios. No total, foram adquiridos 12.091 ônibus escolares.

Os ônibus escolares modelo 2009 têm inovações: bloqueio de diferencial, chassi mais alto e rodas mais próximas da frente e da traseira do veículo, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. Também possuem equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que pode ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Em função disso, a porta dos veículos é mais larga: o vão livre passou de 80 cm para 95 cm, a fim de facilitar o manuseio da cadeira.

Os ônibus também têm tacógrafo eletrônico e GPS, para garantir maior segurança para os estudantes e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas, e de consumo de combustível. A largura do corredor central diminuiu para aumentar a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé nos veículos. Os veículos passaram a ter vidros temperados verdes, para garantir conforto térmico; parabarro na frente e atrás; e dispositivo passabalsa, que garante maior trafegabilidade em estradas sinuosas.

Vêm também com duas lixeiras, de nove litros de capacidade, na entrada e nos fundos. A prateleira embaixo dos bancos para transporte das mochilas dos estudantes foi substituída por uma rede acima e outra nas costas dos assentos, para acomodação do material escolar.

São três modelos:
- ônibus convencional pequeno – adequado para pistas pavimentadas ou de terra com boas condições de trafegabilidade, transporta entre 23 e 29 alunos sentados;

- ônibus reforçado médio – adequado para pistas em condições precárias, tem capacidade para transportar entre 31 e 44 alunos sentados

- ônibus reforçado grande – adequado para pistas em condições precárias, tem capacidade para 44 a 59 alunos sentados.

TABOSA FILHO - 48 ANOS DE AMOR A ITAPAJÉ

Enquanto a bola dança o tempo avança, como diriam os grandes narradores esportivos. O tempo é realmente implacável. Lembro-me bem do dia em que desci a serra da Soledade, à pé, ao lado de meu querido pai Gerardo Tabosa, a fim de pegarmos um transporte, aqui em Itapajé, com destino a Fortaleza, para comemorarmos os meus 10 (dez) primeiros anos de vida assistindo ao jogo Ceará x América no PV. Isso foi em janeiro de 1973, o ALVINEGRO meteu 10 X 0 no Mequinha e me conquistou de vez, quantas saudades. Meus pais e, principalmente minha avó Egídia Tabosa, queriam que eu fosse para o Seminário, mas não era essa a minha vocação. Meu pai falava muito bem dos tempos em que servira ao Exercito Brasileiro, como forma de incentivar-me pela carreira militar, porem as seguidas visitas aos Estádios (Junco em Sobral e Presidente Vargas em Fortaleza) me empurravam para o futebol. Fomos várias vezes ver as obras do Castelão, no dia da inauguração, 11 de novembro de 73, chorei por não me deixar acompanhá-lo, levando-me somente no dia seguinte, sem a aglomeração de torcedores. Acompanhei todas as emoções da festa através do rádio. Papai, mesmo que involuntariamente, estava criando um cronista esportivo, pois meus presentes eram sempre os mesmos, rádios e bolas de futebol.
Durante essa metade (quase) de século cheguei a jogar futebol profissionalmente, defendi as cores da minha terra nas mais diferentes modalidades esportivas, joguei pelas seleções de Camocim e Uruburetama em competições intermunicipais, atuei por equipes esportivas nos municípios de Santa Quitéria e Trairi. Trabalhei com esporte, na condição de professor de educação física, no Patronato São José (1984/86) e no Ginásio São Francisco (1985/93), além de coordenar o Departamento de Esporte do município de Itapajé de 1983 a 1992. Todas essas atividades desempenhei com muito prazer, porém, como dizem os mais velhos, a medida da felicidade nunca enche, Deus, em sua infinita bondade, mostrou-me o caminho da radiodifusão, reservando um microfone exclusivo para que um filho de agricultor, metade serrano (Soledade de janeiro a julho), metade sertanejo (Juá de agosto a dezembro), pudesse socializar a comunicação. Aqui estou! Se não sou o melhor, procuro sempre fazer o melhor que posso!
Pois é, estou ficando mais velho e com a firme esperança de está mais experiente também. Hoje, 26.01, completo 48 anos de estrada, vinte dos quais dedicados ao radio jornalismo. Acho até que já podem me taxar de veterano, pois minha atuação é bastante intensa, nunca tirei férias. O rádio me contempla plenamente, chego a sentir falta desse contato com o público quando tem um fim de semana sem atividade radiofônica.
Aqui me realizo, pois através do rádio posso ajudar aos que mais precisam, defender os menos favorecidos e continuar lutando, enquanto tiver força, para libertar os alienados do sistema, acorrentados por esse modelo cafajeste do QUANTO PIOR MELHOR.
Agradeço, sensibilizado, as manifestações carinhosas direcionadas a minha pessoa nesta data. Muito obrigado mesmo!


PARABÉNS DO BLOG

Feliz aniversário,"Tabosa". Não comemoramos sua idade cronológica; comemoramos o significado dela prá nós, pois nestes 48 anos você mostrou aos Itapajeenses como se deve lutar por um ideal!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Itapajé: Rede de abastecimento do SAAE opera com 60% da capacidade

De acordo com o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapajé, Ronaldo Gomes, a rede de distribuição de água opera com capacidade aproximada de 60%. Apesar das chuvas – 67 mm entre segunda-feira (25) e terça-feira (26), segundo a Funceme – o ponto de captação do sítio frade ainda não é capaz de fornecer água para a rede. Já o cacimbão do Messias Coelho, injeta na rede ainda muito pouco de sua capacidade. Na barragem do escorado, principal ponto de captação, a vazão chegou ao máximo e a rede está sendo abastecida com 120 m3 /hora. A demanda do município é de aproximadamente 240 m3 /hora. O SAAE ainda faz manobras para revezar a distribuição entre os bairros, mas ainda assim não está chegando água aos moradores das pontas das redes, ou seja, dos bairros mais afastados ou de geografia mais íngreme.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

Graças a Deus que nos mandou a irmã chuva, chegou água em nossas torneiras, depois de (06) seis meses sem ter como usufruir do preciosissimo líquido, nós do Bairro Paulo Vieira de Mesquita (Piçarra), das Ruas Antonio Candido, Hilario Marculino e Mundin Candido, todos felizes em poder ver novamente água do SAAE em nossas torneiras. Esperamos que a Barragem do Ipu, seja concretizada dentro do prazo previsto, para não passarmos por este sofrimento de falta d'água mais uma vez.

COMENTÁRIOS DO BLOG

SISPUMI pedirá a vereadores que instalem a CPI do FUNDEB

O advogado do SISPUMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé), Dr. Valdecy Alves, em entrevista ao departamento de jornalismo da Atitude FM, nesta terça-feira, dia 25, fez graves acusações à gestão Padre Marques. De acordo com ele, o prefeito Padre Marques viola lei federal ao não prestar contas da aplicação das verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) no município de Itapajé. O advogado disse que a gestão municipal não torna pública lista com nomes dos professores beneficiados com o dinheiro do rateio dos 60% do FUNDEB, quanto cada um ganhou e onde estão lotados, para comprovação de regência de sala. Por causa destas supostas irregularidades e pela falta de transparência e diálogo com a categoria, o sindicato, em assembléia, decidiu levar ao legislativo municipal um pedido de instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para averiguar as denúncias. Tão logo a câmara encerre o recesso Dr. Valdecy deverá entrar com o pedido de instalação de CPI. Para que uma CPI seja instalada na câmara municipal, um parlamentar tem que protocolar o pedido com as assinaturas favoráveis de um terço dos componentes da casa, ou seja, três vereadores. Dr. Valdecy acredita que com a instalação da CPI o prefeito será obrigado a prestar contas da aplicação dos recursos federais destinados a educação. Segundo ele, se for comprovado algum desvio de verbas do FUNDEB será feita denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa e em nível municipal poderá haver instalação na câmara de vereadores de um processo por crime de responsabilidade, que poderá até mesmo culminar com a cassação do mandato do prefeito. De acordo com o representante jurídico do SISPUMI uma CPI pode ser um atestado de culpa ou um atestado de idoneidade, portanto a gestão municipal, caso esteja tranqüila quanto à inexistência de irregularidades, não deve temer o processo de investigação proposto. Mesmo antes do fim do recesso da câmara, o advogado protocolou a abertura de inquérito civil público junto ao MPF para que solicite esclarecimentos à administração municipal sobre as aplicações do dinheiro do FUNDEB. Caso haja constatação de irregularidades o MPF poderá abrir inquérito criminal e solicitar investigação pela Polícia Federal.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

Acreditamos que tudo será esclarecido, pois, pelo que acompanhamos da administração municipal, todas as ações da gestão são feitas cuidadosamente, até formulários para emplacamento de veículos tem que ser em papel timbrado da prefeitura. Por isso, quanto aos valores repassados do FUNDEB, os professores que se acharam prejudicados deveriam dialogar com os responsáveis para solicitar esclarecimentos. Pois o que se comenta pelas ruas da cidade, é que se trata de oposição ao prefeito para se ganhar nome na cidade. Mas por outro lado, entendo que é um direito dos professores e dos cidadãos itapajeense de saber transparentemente a diferença entre os repasses do FUNDEB de 2009/2010.

COMENTÁRIOS DO BLOG

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DRA. JOCÉLIA, NASCE UMA NOVA ESTRELA NA POLÍTICA EM ITAPIPOCA

A médica que ressalta seu compromisso em servir a coletividade, estando disposta a doar e se sacrificar por ela.

Dra. Jocélia filha de José Silva e Tereza Célia Silva, além dos irmãos Demerval, Hugo, Leila e Juliana e demais familiares, agradece sempre a Deus e também a seus amigos(as) e as lideranças políticas de Itapipoca, Amontada, Itapajé, Miraima, Paraipaba, Trairi, Tururu, Uruburetama, dentre outros que a apoiaram na eleição de 2010. Enalteceu também a família como responsável pelos valores básicos, éticos, e religiosos, exercendo uma liderança natural sobre sua prole. Lembra também que a base da liderança, não é o poder e sim a autoridade conquistada com amor, dedicação e sacrifício, disse.

A médica ressalta seu compromisso em bem servir a coletividade, estando disposta a doar e se sacrificar por ela. Lembra da grande importância da política para as nações e do descrédito dos políticos, e completa que “esta situação só se reverte promovendo as mudanças, por isso vamos dá o primeiro passo, homens e mulheres, unidos num espírito de solidariedade com o objetivo de construir uma Itapipoca melhor para todos”.

De acordo com Costa Campos, “Itapipoca ganhou uma estrela de quinta grandeza, Dra. Jocélia é uma mulher honesta e sem vocação pela corrupção, além do mais é uma ótima administradora e amiga e pode muito bem representar nosso município. Pontuou o presidente do PHS 31 de Itapipoca.

Para o deputado estadual e presidente do PHS 31 do Ceará Francisco Caminha, Dra. Jocélia nunca deixou de acreditar nos seus ideais e de apostar na construção de uma Itapipoca melhor. “Jocélia é uma peça decisiva na execução das propostas de políticas que fazem este município e o Ceará avançarem no combate às diversas formas de exclusão social e econômica”. "Mas tenho certeza de que as mulheres vão conquistando cada vez mais espaço, não como uma dádiva dos homens, mas como conquista da organização, da mobilização e da luta". “Essa identificação e união feminina ajudarão na construção de políticas públicas relevantes para a sociedade itapipoquense, explicou o deputado”.

Sucessão Municipal de 2012 em Itapajé

O ano que se inicia marca o que antecede as eleições municipais, isso é justificado por parte das lideranças políticas e partidárias e do povo nas quais sujem mil e uma especulações. Em nosso município, o que se pode sentir é que no PP e PT, os dois partidos devem seguir unidos, pois em time que está ganhando não se mexe.

Mas, como no futebol tem uma caixinha de surpresa, na política não é diferente, pois nos bastidores, há uma expectativa da participação de diversos novatos na eleição de 2012, principalmente como candidatos a vereador.

Dos nomes cogitados para prefeito aparecem os seguintes nomes: Kelsey Forte, querendo uma nova oportunidade, já que desistiu de concorrer a reeleição em 2008, e já deu entrevista de que ganhou mais experiência no tocante a administração municipal. Batista Braga, querido pelo povo pobre e carente do município, que se tiver apoio poderá aparecer como um nome forte para as disputas do ano que vem. Um novo nome que apareceu foi o do Luisinho da Rádio (como é mais conhecido) ex-vereador e ex-conselheiro Tutelar (dois mandatos)foi anunciado nas conversas políticas de que o mesmo decidiu lançar seu nome para a sucessão municipal em 2012.
Cid Braga, do Sindicato dos Servidores públicos, que muitos apontam como a mais nova esperança para o município de Itapajé pelo brilhante trabalho a frente do Sindicato dos Servidores Públicos e de outros serviços prestados a comunidade e que tem o apoio do Deputado Estadual Ferreira Aragão e alguns grupos políticos da cidade.
Um outro nome pode surgir para a sucessão municipal de 2012 do grupo político do Empresário Heliú Lira, que tem o Deputado Federal Danilo Forte e o Deputado Estadual Zezinho Albuquerque seus apoiadores, além de duas rádios na cidade e muitos aliados para qualquer decisão de sua parte.

Dentro do quadro político de nosso município, ainda tem o nome do ex-presidente da câmara Idervaldo Rocha e do empresário Zé da Penha, que já tiveram interesse em disputar a eleição na condição de candidato a prefeito.

Entre outras pessoas interessadas em disputar a eleição para a Câmara Municipal, aparecem: Pepeu da SERVCAR, um dos mais comentado nas conversas políticas, Anisio da PAQUETÁ, D. Iza do São Miguel de Baixo, Vanusa, filha do Vianei de saudosa memória, Luis Rogério do Conselho Tutelar que também se disse interessado em concorrer, dentre muitos nomes que ainda vão ser divulgados por este blog nos próximos dias. Mas se quiserem informação sobre o assunto, visite o Bar do Gordinho, o Bar do Silveira, o Bar do Zé Mesquita e a oficina da SERVCAR, além do banco em frente a Prefeitura a partir das 18:00hs.

CHUVAS NO CEARÁ: ZONA NORTE REGISTRA MAIORES PRECIPITAÇÃO

Em todo o Estado, 142 municipios registraram chuvas. A maior precipitação foi registrada em Pacujá, na Serra da ibiapaba, com 137 milimetros.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidricos (Funceme) registrou chuva de 55,8 milimetros em Fortaleza na manhã de segunda-feira, 24,. A temperatura ficou entre 24°C(minima) 29°C(maxima).

Em todo o Estado, até as 10h, 142 municipios registraram chuvas. A maior precipitação foi registrada em Pacujá, na Serra da ibiapaba, com 137 milimetros. Choveu bem ainda em Pires Ferreira, com 135 mm, e Graça, com 122 mm.

No resto do Estado, segundo a Funceme, deve ocorrer céu nublado com chuvas em parte da região Sul, faixa litoranea e adjacencias. Nas demais regiões a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva isolada.

Fonte: Redação O POVO Online

O sistema de abastecimento de água de Itapajé estava operando com capacidade reduzida. De acordo com o gerente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Ronaldo Gomes, desde as 16:00 horas do domingo, 09/01, a barragem do escorado operava com vazão máxima, ou seja 116 m3/hora, entretanto o ponto de captação denominado cacimbão do Messias Coelho operava apenas com capacidade de 30 m3/dia e o ponto de captação do Frade ainda estava em zero. Dessa forma a rede de distribuição operava ainda com capacidade de 50%. com as últimas chuvas, os itapajeenses esperam que o abastecimento da sede do municipio seja normalizado nos próximos dias.

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO DO BLOG.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Romário ocupará gabinete que foi de Lula

O ex-atacante da seleção brasileira e atual deputado Federal Romário ocupará no Congresso o mesmo escritório antes usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando este foi membro da Assembleia Constituinte de 1988.

O escritório, de número 825, é um dos mais cobiçados no Congresso por sua estrutura: conta com elevador e banheiro particular. O escritório também é um dos que possui mais espaço nos prédios anexos à Câmara dos Deputados.

O ex-artilheiro, que foi eleito em outubro como deputado federal pelo Rio de Janeiro, ganhou o espaço por meio de sorteio. Com uma das votações mais altas do estado, Romário fará parte da bancada aliada ao Governo representando o PSB.”

Fonte: Agência EFE

Cid admite deixar governo do Ceará em 2014 para Ciro Gomes disputar vaga ao Senado

O governador Cid Gomes abriu o jogo em reunião com a cúpula nacional do PSB. Declarou que seu principal projeto político para futuro é eleger o irmão, Ciro Gomes, para o Senado Federal. Para concretizar esse sonho, Cid renunciaria ao Governo do Ceará em abril de 2014, permitindo assim a candidatura de Ciro a senador.

A desincompatibilização de Cid Gomes do Governo do Ceará tornaria Ciro elegível para concorrer ao Senado. Todos os políticos cearenses acreditavam que esse lugar de senador estivesse reservado para o próprio Cid quando concluisse seu segundo mandato, mas o compromisso do atual governador do Ceará é com o projeto do seu mentor, o irmão Ciro Gomes. A Ciro estaria reservada a vaga de senador.

Hoje, o objetivo de Cid Gomes seria disputar uma vaga na Câmara Federal. Mas, não se pode descartar uma outra opção: Cid pode levar a vaga de vice-presidente na chapa à reeleição da presidente Dilma. Outra alternativa é dependendo do sucesso de Dilma no Planalto, o PSB ter candidatura própria em 2014.

É essa a razão da briga entre os governadores Cid Gomes e Eduardo Campos. O PSB é controlado por Campos que almeja ser vice de Dilma ou ele próprio disputar à presidência da República. Só que Eduardo Campos quer atropelar Cid, e já percebeu que o jogo é mais duro do que ele imaginava.

Surpreendendo a todos do PSB, o governador Cid Gomes criou enormes dificuldades para a indicação da mãe de Eduardo Campos, a deputada federal Ana Arraes, para a liderança do PSB na Câmara. Cid preferia o paulista Gabriel Chalita. Depois de muitas negociações, Ana Arraes será ungida, mas isso só se deu por causa do aval de Cid. Eduardo Campos teve que ceder muito para não ser derrotado.

No PSB, a escolha de Ana Arraes ocorreu porque Eduardo Campos e Cid Gomes avalizaram. Esse novo cenário de divisão de poder dentro dos socialistas brasileiros mostra toda a capacidade política do governador cearense. Hoje, o PSB não é mais um domínio exclusivo de Eduardo Campos. Cid já tem seu quinhão.

fonte: Ceará Agora

Cresce o número de crianças dependentes de drogas

Embora haja poucos dados oficiais sobre o tema, profissionais reconhecem o aumento nos últimos anos

Ao mesmo tempo em que Governo Federal e administrações estaduais e municipais anunciam a aplicação de recursos vultosos para conter o avanço do crack, o fácil acesso à droga permanece como um dos maiores desafios para a eficácia de medidas preventivas e repressivas. Um dos reflexos mais graves da situação é o número crescente de crianças em situação de dependência química na Capital.

Motivados pela necessidade de preencher um vazio que surge da ociosidade e da falta de perspectivas quanto ao futuro, muitos meninos encontram nos entorpecentes válvulas de escape que os arrastam para a criminalidade, em um processo que degrada sua saúde e os expõe a uma série de riscos. Para tornar-se dependente, não há idade mínima, sendo crianças de oito anos comumente encontradas por quem trabalha para recuperá-las.

Conforme o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), Herman Normando, o número de garotos de até 15 anos assistidos pelo poder público e por entidades filantrópicas é bastante inferior ao total de usuários dessa faixa etária que desejam largar o vício.

Embora haja poucos dados oficiais a respeito do tema, o presidente diz ser notável o aumento do número de crianças que fazem uso de drogas. O fato pode ser observado, afirma, através da procura crescente de familiares que vão até o Conselho em busca de auxílio. "Praticamente todo dia vem gente aqui querendo internação para os filhos", comenta.

A situação se torna mais preocupante, destaca, por conta da falta de leitos onde os pequenos usuários possam ser abrigados por longos períodos e afastar-se do vício. Na Capital, a rede pública municipal de saúde não dispõe de equipamentos do gênero.

A administração do Município conta com dois Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Capsis), os quais atendem a 45 crianças e adolescentes

Em situação de dependência química, concentrando sua atuação principalmente em atividades pedagógicas e acompanhamento psicológico.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

DUAS GOLEADAS NA ABERTURA DA COPA REGIONAL

Aconteceu neste domingo, (23), no Estádio Vieirão, em Itapajé, a abertura da 10ª Copa Regional de Futebol 2011, com realização de dois jogos. Na preliminar, abrindo oficialmente o certame, aconteceu a maior goleada desta competição, em todos os tempos. O jogo foi válido pelo grupo C, com Assunção/Itapipoca metendo 8 x 0 no Criciúma/Itapajé. O time do Criciúma iniciou a partida com apenas 07 jogadores, facilitando as ações ofensivas do adversário. No segundo tempo, com as duas equipes completas, deu para perceber certa resistência do Criciúma, porém, sem apresentar futebol suficiente para reagir.

FICHA TÉCNICA
Data: Dia 23 de janeiro. Local: Estádio Municipal Raimundo Vieira Filho.
Jogo: Criciúma 0 x 8 Assunção
Gols: Kezim aos 11 do 1º tempo, Gilson aos 15 do 1º tempo, Anacleto aos 22 do 1º tempo, Kezim aos 30 do 1º tempo, Kezim aos 39 do 1º tempo, Kezim aos 18 do 2º tempo, Kezim aos 34 do 2º tempo e Kezim aos 36 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Doía (Assunção); Lourival, Lucas e Jozimar (Criciúma).
Cartão vermelho: Não teve.
Arbitro: António Carlos Castro Ramos.
Assistentes: Manuel Ramos e Luiz Oliveira Gondim Cruz.
Quarto arbitro: Raimundo Mesquita.
Delegado: José Reinaldo Pontes.

Na partida principal o Independente/Itapajé precisou apenas do segundo tempo, para golear o Moto Clube de São Joaquim/Irauçuba, por 4 x 0. Moto que suportou bem a pressão inicial do time itapajeense, garantindo o empate nos primeiros 40 minutos, mas no segundo tempo faltou pernas e acabou sendo goleado.

FICHA TÉCNICA
Data: Dia 23 de janeiro. Local: Estádio Municipal Raimundo Vieira Filho.
Jogo: Independente 4 x 0 Moto Clube
Gols: Diego aos 10 do 2º tempo, Keké aos 20 do 2º tempo, Estenildo aos 23 do 2º tempo, e Orleans aos 26 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Diego, Neto Baixa Grande e Orlando (Independente); Joãozinho e Piru (Moto Clube).
Cartão vermelho: Adão (Moto Clube).
Arbitro: José Marcelino.
Assistentes: António Carlos Castro Ramos e Luiz Oliveira Gondim Cruz.
Quarto arbitro: Raimundo Mesquita.
Delegado: José Reinaldo Pontes.

PRÓXIMOS JOGOS
No próximo final de semana, sábado e domingo, 29 e 30 respectivamente, jogam:
Sábado, (29):
GRUPO A – 15:00 - Novo Horizontino/Itapajé x Cruzeiro/Irauçuba
GRUPO A – 17:00 – Cearazinho/Irauçuba x Vitória/Itapajé
Domingo, (30:
GRUPO B – 15:00 - Auto Esporte/Itapajé x Novo Angelim/Uruburetama
GRUPO B – 17:00 - Vila São Raimundo/Irauçuba x Topa Tudo/Itapajé

Fonte: www.radioguanaces.com.br

NOVO HORIZONTINO É CAMPEÃO DA LIF 2010


No último sábado, (22), aconteceu no Estádio Municipal Raimundo Vieira Filho (VIEIRÃO), a grande final do Campeonato Itapajeense 2010, da LIF, nas três categorias, Escolinha, Aspirante e Principal. Quando o Novo Horizontino sagrou-se campeão ao vencer o Nacional da Santa Rita por 1 X 0, com o gol do título sendo marcado através do atleta Bruno, consignando um dos mais belos gols do VIEIRÃO, nos últimos anos. Coroando, assim, a conquista do time comandado por Carleones, Antonio Bordado, Neném e o “Grande Chico Miúdo”.

ESCOLINHA: Bela Vista 1 x 1 Novo Esperança
Gols: Daniel (Bela Vista); Valgleisson (Novo Esperança)
Nos pênaltis: Bela Vista 4 x 5 Novo Esperança
Arbitro: José Marcelino.
NOVO ESPERANÇA campeão da categoria.

ASPIRANTE: Cruzeiro 1 x 0 Juventude.
Gol: Marcelo.
Arbitro: Manuel Ramos.
Assistentes: Raimundo Mesquita e Luiz Oliveira Gondim Cruz.
CRUZEIRO campeão da categoria.

PRINCIPAL: Novo Horizontino 1 x 0 Nacional.
Gol: Bruno.
Arbitro: António Carlos Castro Ramos.
Assistentes: José Marcelino e Luiz Oliveira Gondim Cruz.
NOVO HORIZONTINO campeão da categoria.

Fonte: www.radioguanaces.com.br

Irauçuba: Prefeito Inaugura Seis passagens molhadas e Missi recebe um milhão em obras

O Prefeito Nonatinho acompanhado de seu staff administrativo ( Vice-Prefeito Carlito, Secretários Gel - SEINFRA, Raquel - Administração, Heleno - SDEA, Elis Roberto - Ouvidoria e Chefe de Gabinete Patrícia Barreto, além dos vereadores “Mimi” e “Zé Mota” inaugurou no dia 14 de janeiro de 2011, seis passagens molhadas que pela estrutura poderia mais serem consideradas verdadeiras pontes. As obras visam a melhoria no acesso a estrada do distrito do Missí e foram construídas com o apoio de verbas parlamentares dos deputados Osmar Baquit e Caminha. Na oportunidade o Prefeito Nonatinho assinou a ordem de serviço para a construção da sede própria do CRAS do Missí e a construção de trinta residências pelo projeto de substituição de casas de taipa por habitações de alvenaria e mais uma que será um bônus construído com recursos próprios da prefeitura, contabilizando 31 unidades habitacionais, além de autorizar a instalação de 31 luminárias para as localidades cuja iluminação pública esteja deficiente. O Prefeito Nonatinho fez uma verdadeira prestação de contas sobre o andamento dado as demandas apresentadas pelo distrito do Missí, dentre elas o Prefeito anunciou que nos próximos meses será instalado o raio-x odontológico no centro de saúde bem como autorizou a execução da Reforma e Ampliação da escola Josefa Clotilde no Missí, contabilizando o valor de 1.041.000,00 (Um milhão e quarenta e um mil reais).

Matéria: Marta Moraes

Fonte: www.iraucuba.ce.gov.br

Irauçuba: 2011 começa com mudança no 1º escalão do Governo Municipal

O Prefeito Nonatinho deu posse a uma nova secretária e dois novos diretores da Gestão Ação, ética e cidadania, na noite de quinta-feira, 13 de Janeiro de 201. Deixaram o staff governamental o senhor Melo Jr, que ocupara até então, o cargo de Secretário de Administração, Planejamento e Controle, sendo assumido por Raquel Rodrigues Mota, graduada em história pela Universidade Estadual Vale do Acarau e ocupara o cargo de diretora de licitação, setor vinculado a Secretaria de Administração, a ouvidoria foi assumida pelo Professor Elis Roberto Pinheiro Mota, graduado em pedagogia e pós-graduado em metodologia do ensino fundamental e médio pela UVA , deixou o cargo de ouvidor o Pastor José Roberto Silva, também foi empossada a nova diretora de Licitação foi a Senhora Gláucia Calisto da Costa, formada em administração de empresas pela UVA e Pós Graduada em Gestão empresarial pela FUNDAÇÃO GETÚLIO Vargas. Contextualizou o evento a Chefe de Gabinete Patrícia Barreto e nas falas facultadas se pronunciaram o vice-prefeito Carlito Araújo e O vereador Mimi, assinado em seguida o termo de posse e na sequencia os novos membros da gestão fizeram uso da palavra e como é prática do prefeito Nonatinho em sua fala enalteceu o trabalho dos que deixaram a gestão e acolheu os novos companheiros sempre deixando claro a motivação ideológica que envolve o seio da atual gestão, revelando os princípios basilares do governo e a necessidade premente de todos seguirem as diretrizes do mesmo.

Matéria: Marta Moraes

Fonte: www.iraucuba.ce.gov.br

Irauçuba: Feira Popular cresce e alegra produtores

O ano de 2011 começou trazendo logo na primeira semana, a realização da segunda edição da Feira Popular, um projeto do Governo Municipal que conta com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), executado pela Secretaria de Inclusão e Promoção Social com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Convivência com o Semiárido. A primeira edição aconteceu em dezembro no lugar habitual da feira municipal, o famoso “beco da feira”, localizado à Rua 21 de junho. Dezenas de pessoas de diversas localidades do município estiveram no segundo sábado do ano, dia 08 de Janeiro, na Feira Popular de Irauçuba, realizada desta feita na Praça São Luiz de Gonzaga entre 17h:00 e 21h:00. A Feira Popular de Irauçuba está acontecendo conforme previsto no 2º sábado de cada mês e neste mês de janeiro a data e o local foram escolhidos pelos feirantes da sede e foi um sucesso. Na oportunidade aconteceram apresentações de grupos culturais, atividades de jogos e leituras para as crianças, numa parceria entre a Biblioteca Municipal e a Companhia de Dança Irauçubense. A população já começa a se familiarizar com o novo modelo de feira no município e a presença dos populares e visitantes para comprar os produtos da feira foi substancialmente superior ao da primeira edição; alguns feirantes já haviam vendido tudo por volta das 20h e disseram que no próximo mês irão trazer muitas outras novidades. Visitaram a feira, dentre outras autoridades o Vice-Prefeito Carlito Araújo e o Diretor de Gestão Governamental, Vanderley Torres de Mesquita. A Feira do próximo mês acontecerá no mesmo local e horário e promete muitas atrações. A Secretaria da Inclusão e Promoção Social, responsável pela feira está muito feliz com os resultados positivos e agradece a todos os envolvidos no projeto pelo apoio e participação.

Matéria: Marta Moraes

Fonte: www.iraucuba.ce.gov.br

Irauçuba: Prefeito Promove passeio ecoturistico/religioso em Quixadá para idosos irauçubenses

O Prefeito Nonatinho como já é prática, proporcionou no último sábado dia 15 de Janeiro de 2011, o passeio anual dos idosos que participam do Centro de Convivência do Idoso de Irauçuba, coordenado pela Professora Helena Coelho e mantido pela Secretaria de Inclusão e Promoção Social. Acompanharam o Prefeito, a Chefe de Gabinete Patrícia Barreto, a Secretária de Inclusão e Promoção Social Geraldina Braga, a Professora Helena Coelho e o decano da Câmara Municipal, vereador Mimi. Os idosos puderam conhecer a famosa terra da galinha choca que guarda o açude cedro em meio a cadeia de monólitos, o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o Museu Jacinto de Sousa e todas as belezas da cidade natal dos Escritores Jáder de Carvalho e Raquel de Queiroz.

Matéria: Marta Moraes

Fonte: www.iraucuba.ce.gov.br

Irauçuba: Prefeito externa satisfação após excursão com idosos

No último dia 15 de janeiro tive o prazer de mais uma vez participar de uma excursão com os idosos do Centro do Idoso da rede de Irauçuba, foi um passeio maravilhoso. Parabenizo a Secretária da Inclusão e Promoção Social Geraldina Lopes Braga, a Coordenadora do Centro do Idoso Profª Helena Coelho, as assessoras Sandra e Tereza Barbosa, que coordenaram a excursão. O destino foi a cidade de Quixadá, com o apoio de guia turístico. Conhecemos o Museu daquela cidade, o Santuário de Nossa Senhora Rainha do Sertão, onde participamos de uma bela missa, visitamos o açude do Cedro, conhecemos a Pedra da Galinha Choca. Trata-se esta ação de uma verdadeira demonstração de Inclusão Social. Que bom termos o prazer de vivermos estes momentos.
PREFEITO NONATINHO.

Fonte: www.iraucuba.ce.gov.br

IRAUÇUBA: NOTA OFICIAL DO GABINETE DO PREFEITO

O PREFEITO MUNICIPAL RAIMUNDO NONATO SOUZA SILVA esteve no dia 17 de janeiro de 2011 em reunião com a gerência da Caixa Econômica Federal, agência de Sobral para tratar do problema de falta de pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família do Município de Irauçuba, por conta da indisponibilidade de recursos na Casa Lotérica local. Como resultado da referida reunião, ficou acertado que a partir do mês de fevereiro a situação estará regularizada, pois a Caixa Econômica tomará as providências necessárias. Compromisso assumido do Sr. Deuzivan - Gerente Geral da Agência da Caixa Econômica de Sobral. Os pagamentos deste mês de janeiro ainda estarão prejudicados por não haver tempo hábil para solucionar neste mês.

Patrícia Maria Santos Barreto
Chefe de Gabinete.

Fonte: www.iraucuba.ce.gov.br

Promotor afirma que para exercer profissão de mototaxista não é necessário aderir a qualquer associação

Em entrevista ao departamento de Jornalismo da Atitude FM, no dia 20 de janeiro, o promotor titular da 2ª Promotoria da Comarca de Itapajé, Dr. Wander Timbó, contestou as declarações da advogada Dra. Viviane Pinheiro, presidente da AMOTI, associação de mototaxistas recém criada em Itapajé. Segundo ela, quem não se associar à entidade não poderá trabalhar como mototaxista e para garantir a fiscalização a associação contaria com o apoio dos agentes de trânsito da prefeitura de Itapajé. Dr. Wander afirmou que a associação é facultativa e a não adesão não impede que o trabalhador exerça o livre direito de exercer o ofício. Caso haja a coação aos não associados será caracterizado abuso de poder, passível de punição pela justiça. O promotor considerou estranho que uma advogada seja a presidente de uma associação de mototaxistas, mas disse que não há ilegalidade nisso. Segundo ele, enquanto a câmara municipal não regulamentar o exercício da profissão, valem as regras da lei federal nº 12.009/2009 a qual regulamenta o serviço de moto-táxi e moto-frete. Pela lei o mototaxista deverá ter no mínimo 21 anos, ter 2 anos de habilitação na categoria “A”, no exercício da profissão deverá usar colete de segurança com dispositivos retrorrefletivos nos moldes do CONTRAN. A motocicleta que será utilizada para o ofício do mototaxista deverá ser registrada no Detran na categoria ALUGUEL, e nesse momento o órgão fiscalizador deverá exigir alguns itens de segurança que deverão encontrarem-se instalados. Para exercer o ofício dentro da legalidade o mototaxista deverá participar de um curso especializado para sua profissão. O curso deverá ser ministrado pelo Detran ou por entidades e instituições por ele autorizado e abordará assuntos relativos à ética e cidadania na atividade profissional, noções de legislação, gestão do risco sobre duas rodas e segurança e saúde. Caso o curso ainda não seja disponibilizado pelo DETRAN ou por instituições por ele aprovadas a obrigatoriedade do curso será revogada.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

Irauçuba: Rateio das sobras do FUNDEB será de R$ 950 mil

No município de Irauçuba o rateio entre os professores das sobras do FUNDEB, referentes ao ano de 2010, terá valor em torno de R$ 950 mil. Os recursos do FUNDEB destinados a Irauçuba no ano passado giraram em torno de R$ 9 milhões. Naquele município, segundo o secretário de educação, professor Gilvan Firmino, também se paga o piso salarial nacional dos professores, que é de R$ 1.092. Até o final do mês o dinheiro referente ao rateio deverá ser pago. No município de Itapajé, o valor divulgado do rateio foi de R$ 418 mil. Os recursos do FUNDEB em Itapajé tiveram um aumento de 17% em relação aos valores de 2009. O valor universal repassado ao município girou em torno de R$ 16,5 milhões no último ano. A justificativa da gestão municipal para a redução do valor do rateio – que em 2009 foi de R$ 1,664 milhão – é de que com a implantação do piso salarial da categoria parte dos recursos foi incorporada aos vencimentos mensais dos docentes.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

sábado, 22 de janeiro de 2011

Serra diz que está preparado para ser prefeito em 2012

O PSDB caminha para um ajuste interno de contas e um novo impasse em relação ao seu futuro. O eterno candidato tucano José Serra (PSDB) foi derrotado pela segunda vez, mas não desistiu de concorrer novamente à Presidência da República. E já corre a notícia entre os tucanos que Serra é candidato a prefeito de São Paulo, cargo que já ocupou por dois anos e utilizou como trampolim para disputar o Palácio dos Bandeirantes. Ainda segundo os colegas de Serra, ele tem dito que abre mão, espontaneamente, de uma revanche com Dilma.
O senador Aécio Neves é a bola da vez no PSDB para concorrer à Presidência da República, mas outra vez a fila não anda. Não tem força para assumir o comando do Senado. Já enfrenta uma oposição organizada entre os tucanos paulistas que o responsabilizam pela vitória de Dilma em Minas.

Fonte: www.vejajuazeiro.com.br

Prefeito de Juazeiro do Norte lança Camilo Santana, do PT, como seu sucessor para Eleições de 2012

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manuel Santana (PT), lançou, nesta terça-feira, 4, o nome do secretário estadual de Cidades, Camilo Santana, para candidato do partido à Prefeitura desse município. Segundo Santana, Camilo tem todas as condições de vencer, porque é da Região do Cariri, foi votado nessa cidade e conheceria os problemas da população de Juazeiro do Norte.

Manuel Santana esteve nesta manhã de terça-feira na solenidade de transmissão de cargo em que o petista Joaquim Cartaxo passou o comando da Secretaria das Cidades para Camilo Santana. O ato foi realizado no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão.

Camilo Santana foi o parlamentar mais votado no pleito passado, com mais de 123 mil sufrágios. Ele já foi secretário no primeiro Governo Cid Gomes, quando ocupou a pasta do Desenvolvimento Agrário. A nova missão é tocar a pasta das Cidades, onde promete priorizar projetos voltados para o saneamento e moradia no Interior.

Páreo duro

O nome de Camilo Santana entra num rol de possíveis candidatos que promete emoções. Já manifestaram interesse em disputar os deputados federais José Arnon (PTB) e Manuel Salviano (PSDB) e o deputado federal eleito Raimundo Macedo. O ex-secretário de Justiça do Estado (Governo Lúcio Alcântara), Evânio Guedes, também disse que quer disputar a prefeitura pelo PRB.

Fonte: O Povo On-line

Concurso Público em São Benedito/Ce

A Prefeitura de São Benedito (Região da Ibiapaba) iniciou, nesta sexta-feira, as inscrições para concurso destinado ao preenchimento de 762 vagas em vários cargos – de nível fundamental incompleto a superior.

As inscrições vão se estender até o dia 28 deste mês, no auditório do Núcleo de Arte, Educação e Cultura (Naec), situado na rua Capitão Miranda, s/n – Centro, nesse município. Segundo o edital, a remuneração é de até R$ 8 mil. As taxas são de R$ 22,00 e R$ 96,00.

De acordo ainda com o edital, as provas escritas serão realizadas no dia 20 de fevereiro, em local e horários a serem divulgados, com gabarito provisório das provas escritas saindo no dia 21 de fevereiro, a partir do meio-dia.

Shaolin continua em estado grave

São Paulo. O humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, de 39 anos, foi transferido para São Paulo na madrugada de ontem e submetido a uma série de exames. Ele está internado na UTI do Hospital das Clínicas. Para os médicos que atendem o humorista, as próximas 48 horas deverão ser decisivas na recuperação do artista. Nesse período, ele vai permanecer em coma induzido para preservar as funções cerebrais.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Shaolin permanece sedado e respira com ajuda de aparelhos. Seu estado é considerado grave.

Ele chegou ao hospital às 3h26 e passou pela avaliação de uma equipe multidisciplinar. Shaolin foi submetido a tomografias de crânio, coluna cervical, tórax, abdômen e ombro esquerdo, além de uma série de raios X e exames laboratoriais.

O humorista sofreu um grave acidente de carro na madrugada de quarta-feira. No acidente, o comediante capotou o veículo depois de bater contra um caminhão na BR-230, em Campina Grande (135 km de João Pessoa). Ele chegou ao Hospital Regional de Campina Grande com traumatismo craniano grave e o braço esquerdo praticamente amputado. Ele faz parte do programa "Tudo é Possível", da TV Record, e já fez participações em outros programas como "Domingão do Faustão" e "Show do Tom".

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Desabafo de um Professor da Rede Pública de Ensino Municipal de Itapajé

Depois de ter na pasta da educação municipal profissionais da educação como Francisco Carlos (Cacá), Dr. Fulgêncio Cruz (Dr. Fio), Luizinha Braga, Dona Mariá, Goretti Cruz, a Secredaria Municipal de Educação do Município de Itapajé tem a sua frente, sem dúvidas nenhuma, a pior de todas as gestões dos ultimos 20 anos nos aspectos políticos, admistrativos e pedagógicos. Administrada pelo nada simpático Professor Saraiva, este secretário concentra suas decisões(as poucas que tem) nas mãos da indigesta Jaqueline Cavalcante, que, sem medir esforços, agride moralmente professores e funcionários, das piores maneiras possíveis, acompanhada pelos seus inseparáveis amigos Adailsom e Dizia. Esta secretaria que ao longo dos 24 meses de pasta simplesmente acabou com projetos espetaculares do nosso município, como os maravilhosos BOM DE BOLA BOM NA ESCOLA, JOVEM COMUNICADOR, SELO ESCOLA CIDADÃ, CRIANÇA NA DANÇA, FEIRA DO MANGARÁ, PROFESSOR NOTA 10, dentre vários outros. Não conseguiu, ainda, emplacar nenhum projeto próprio, se limitando apenas aos projetos federais e estaduais, como o PAIC e o projovem, por exemplo, deixando Itapajé que antes era referencia na educação, atrás de vários outros municípios nos índices educacionais, tais como Sobral, São Gonçalo do Amarante dentre outros. Por fim, vale também ressaltar, além da estagnação na educação do município, a tristeza que temos ao falarmos da maneira como se dá a relação do gestor com os representantes sindicais de nosso município, especialmente no tocante a sobra do FUNDEB (o chamado rateio): no inicio da gestão, em 2009, R$ 30.000,00 em conta nao foram distribuídos (rateados entre os professores), no início de 2010, o astronômico valor de R$ 1.600.000,00 que deveriam ser incorporados no salário mensal, foram rateados sem o menor critério, onde professores concursados a mais de dez anos com 200h em sala receberam menos que professores recém contratados com carga horária menor, e, este ano, 2011, mesmo com um aumento de 33% nos recursos, segundo o secretário, apenas 30% do valor ao rateio anterior, sendo que o aumento dado não foi mais que 17% da folha total. Esperamos ansiosos que a população saiba disso na hora de decidir o destino da educação dos filhos para as próximas gestões. Att: Obrigado Tabosa por me deixar desabafar, já não suporto mais de tanta humilhação, muito obrigado amigo!

Fonte: www.radioguanaces.com.br / Mural de Recados

População de Iratinga (São Miguel) solicita ajuda

A população desabafa diante de tanto caos no nosso distrito, primeiro somos culpados por não termos um representante na câmara para reinvidicar nossos problemas, só resta você Tabosa, são tantos os problemas que nem sei por onde começar, um dos pricipais é o açude onde até ja questionamos no seu prograna Tabosa, parece até um campo de futebol de tanto mato, o inverno tá chegando e o perigo vem, onde o mesmo corre risco de arrombar e causar um desastre na nossa cidade, ja procuramos ajuda com a prefeitura e até agora nada, se algo acontecer o cupado vai ter que pagar; não vemos nada feito no nosso distrito, iniciou-se uma reforma na quadra onde a mesma está parada, era o único lazer que os jovens tinham porque hoje não se pode jogar porque está interditada onde o prazo era de um mês para estar pronta, diante disto a situação fica cada vez pior, como os jovens não tendo mas este espaço está cada vez mais almentando o cossumo de drogas e gerando destruição na vida dos mesmos. Dentre outros problemas está a dos esgotos que é uma obra inacabada e causa transtorno para os moradores e sem falar da segurança que não temos e o número de drogados aumentando cada vez mais. Queriamos questionar a reforma da escola que ainda não aconteceu somente aqui, porque ser tão esquesida? Precisa-se gerar emprego para se ter qualidade de vida, onde estar o galpão que prometeram. Não basta querer ser Prefeito tem que saber administrar e cumprir seus deveres diante de toda a população itapageense, como a gente se sente diante de tudo que acontence no municipio com a confiança que li foi dada. Agradeço desde de ja o TABOSA e a radio pelo espaço.

Fonte: www.radioguanaces.com.br / Mural de Recados

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

COM VIRA-VIRA, FORTALEZA VENCE ITAPIPOCA SEGUE LÍDER E 100%

Na apresentação mais equilibrada que teve no Campeonato Cearense, o Fortaleza venceu o Itapipoca por 3x2 ontem à noite no Estádio Alcides Santos, pela terceira rodada da competição. Foram três vitórias seguidas do Leão, que enfileirou Tiradentes, Ferroviário e Itapipoca.

O time orientado pelo técnico Flávio Araújo, agora, se prepara para enfrentar o Limoeiro, no Bandeirão, domingo.

O Itapipoca encarou o Fortaleza no Estádio Alcides Santos e o antídoto do tricolor para esta ousadia foi marcar logo um gol e assim diminuir o fogo do adversário. Aos 6 minutos, o Leão teve uma cobrança de falta ensaiada pela direita. A bola foi rolada na área para o zagueiro Gilmak, que apareceu como surpresa. Ele puxou a bola para o pé esquerdo e chutou, marcando o primeiro gol do Tricolor.

A estratégia do Itapipoca, dirigido por Erasmo Nicácio, era marcar forte e forçar o erro do Leão, utilizando a velocidade dos seus atacantes. Mas, o Fortaleza foi surpreendido na bola aérea. Itarema cobrou falta na área e Neto Moura cabeceou e empatou o jogo aos 9 minutos.

Dinamismo

O jogo transcorreu com dinamismo impressionante, por causa da postura das duas equipes. Tanta busca pelo gol acabou fazendo a rede balançar. Aos 24 minutos, Kiko aproveitou cobrança de falta na área e cabeceou, fazendo 2x1 Itapipoca. Cleiton empatou aos 35 minutos, do primeiro tempo. Bismarck, aos 30 minutos do segundo, fechou o placar.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Jogada

Danilo Forte nega relação

O deputado federal eleito Danilo Forte (PMDB) negou ontem que tenha qualquer envolvimento com as irregularidades identificadas na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O órgão é vinculado ao Ministério da Saúde e foi presidido pelo cearense de março de 2007 a abril de 2010, quando renunciou para se candidatar à Câmara.

Segundo Forte, os desvios da ordem de R$ 488,5 milhões, ocorridos de 2007 a 2010, foram investigados em sua gestão, resultando em mais de 160 processos internos. Ele próprio teria demitido mais de 30 servidores, além de exonerações e outras punições.

“Pode haver irregularidades por parte de servidores da Funasa e pelas prefeituras e ONGs”, que recebem recursos do órgão, disse. Segundo Forte, sua gestão foi responsável por baixar uma portaria normatizando essas transferências.

Reportagem veiculada segunda-feira na Folha de São Paulo associa Forte às irregularidades apontadas pela Controladoria Geral da União (CGU) na Funasa. Na contramão do que foi noticiado pelo jornal paulista, Forte diz que as denúncias partiram da própria Funasa e foram encaminhadas à CGU e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo a matéria da Folha, as denúncias teriam motivado o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a pedir a demissão de Danilo Forte. Mas o cearense afirma que o ministro tentou demiti-lo por “desavenças pragmáticas e administrativas”, uma vez, segundo Danilo, porque Temporão queria emplacar para a presidência da Funasa seu aliado Oscar Berro.

Mesmo pressionado por Temporão, Forte foi mantido pela força política do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

Em sua página no Twitter, Alves defendeu ontem a inocência de Forte sobre o caso, lembrando que o cearense teve suas contas de gestão de 2007, 2008 e 2009 aprovadas pela CGU e o TCU. “Se alguma irregularidade houvesse, (...) as contas de Dr. Danilo não teriam sido aprovadas integralmente”, alegou.

ENTENDA A NOTÍCIA

O ex-presidente da Funasa, Danilo Forte, foi indicado ao cargo pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). A contragosto do ex-ministro da Saúde, Gomes Temporão, o PMDB comanda o órgão desde o Governo Lula.

Robson Braga - robsonbraga@opovo.com.br

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SISPUMI denuncia ao MPF suposta falta de transparência na aplicação dos recursos do FUNDEB em Itapajé

Em entrevista ao departamento de jornalismo da Atitude FM, nesta terça-feira, dia 18, o presidente do SISPUMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé), Francisco Cid Lira Braga, afirmou que a categoria do magistério, de forma generalizada, está insatisfeita com o anuncio dos valores das sobras do FUNDEB, feito pelo secretário de educação de Itapajé, professor Francisco Saraiva. O secretário informou que cerca de R$ 418 mil deverão ser rateados entre os docentes da rede pública municipal. Os valores do rateio referentes ao ano de 2009 foram de R$ 1, 664 milhão. A justificativa para a redução, segundo a gestão municipal, foi a implantação do piso salarial de R$ 1 092,00 para a categoria. Segundo informações do presidente do SISPUMI, o valor estimado pela gestão municipal anteriormente seria de apenas 10% dos valores de 2009, mas embora a cifra anunciada tenha sido maior, o professores esperavam mais. Cid Lira Braga acusa a gestão municipal de falta de transparência na aplicação dos recursos do FUNDEB. “Parece que a administração está brincando com o dinheiro público e não leva muito a sério o que é a administração. Trata a prefeitura como se fosse uma empresa privada e não de interesse público”, afirmou. De acordo com ele, por diversas vezes foi protocolado junto à Secretaria de Educação pedido de esclarecimentos sobre os gastos dos recursos do FUNDEB, sem sucesso. Ele afirmou ainda que o sindicato constatou várias irregularidades na aplicação dos recursos com base em informações obtidas na câmara de vereadores e no Tribunal de Contas dos Municípios e solicitou ao secretário de educação que sanasse os problemas, mas nem todos teriam sido solucionados. Cid informou ainda que no ano de 2009 os recursos do FUNDEB somaram cerca de R$ 14 milhões e em 2010 houve acréscimo de 17% deste valor, elevando o montante para algo em torno de R$ 16,5 milhões. Apesar do aumento de cerca de R$ 2,5 milhão, os valores do rateio diminuíram em quase 75%, passando de R$ 1,664 milhão para R$ 418 mil. O sindicalista foi categórico em dizer que apesar da concessão do piso salarial de R$ 1 092,00, o aumento não foi suficiente para consumir o montante extra de recursos creditados à prefeitura de Itapajé em 2010. Segundo este raciocínio o valor a ser rateado deveria ser maior que o de 2009. O SISPUMI encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal (por se tratarem de verbas federais) para que haja investigação a cerca da aplicação dos recursos do FUNDEB.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

Advogados criam associação de mototaxistas em Itapajé

Aconteceu na noite da última terça-feira, dia 18, no auditório da Secretaria de Educação de Itapajé, reunião com representantes dos mototaxistas da cidade. O encontro foi comandado pelos advogados Dra. Viviane Pinheiro e Dr. Gean Pierre, e teve ainda a participação do coordenador da assessoria de Trânsito e Defesa Comunitária de Itapajé, Ismael Rocha Brandão. Em entrevista ao departamento de jornalismo da Atitude FM a advogada Dra. Viviane pinheiro informou que as reuniões para a criação de uma associação que venha a representar a categoria já vêm acontecendo a aproximadamente 07 meses. Na reunião de ontem foi apresentada a diretoria da associação, que já está devidamente fundada e documentada. A associação dos mototaxistas de Itapajé tem como presidente a própria advogada Dra. Viviane Pinheiro e Dr. Gean Pierre como secretário-geral. Dr. Orivam Filho, também advogado, e uma pessoa de nome Joaquim, representante dos mototaxis, também compõem a diretoria da AMOTI (Associação dos Mototaxistas de Itapajé). A sede da entidade fica localizada no escritório da advogada Dra. Viviane Pinheiro, no centro comercial Zé da Penha. A partir da sexta-feira, dia 21, terá inicio o cadastramento dos mototaxistas interessados em filiar-se a associação. Para tanto será necessário a apresentação de Identidade, CPF, comprovante de residência, ser maior de 21 anos, ter pelo menos 02 anos de habilitação e idoneidade moral. Os mototaxistas que não tiverem carteira de habilitação também poderão se inscrever, pois terão um prazo para que providenciem suas CHNs. As corridas terão um preço tabelado e de acordo com a advogada quem não for associado não poderá trabalhar como mototaxista. Para garantir a fiscalização a associação contará com o apoio dos agentes de trânsito e da prefeitura de Itapajé. Indagada pela reportagem se não seria necessário que um mototaxista presidisse a associação, a advogada afirmou que para presidir a AMOTI não há necessidade de ser da categoria. O valor da taxa a ser cobrada do mototaxista filiado não foi informado, de acordo com a presidente da entidade, os valores estão passando por definições e serão divulgados na próxima sexta-feira.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Senador Tasso Jereissati é internado em Fortaleza

O senador Tasso Jereissati (PSDB) foi internado ontem 18/01 no Hospital São Mateus. Pessoas próximas a Tasso disseram que ele teve mal-estar gástrico na manhã de ontem, mas exames realizados nada teriam apontado. A alta estaria prevista para a manhã de hoje. O setor de atendimento do hospital confirmou a internação do senador, mas disse que não poderia dar informações sobre seu estado.
O Povo.

Humorista Shaolin sofre acidente grave e pode amputar um braço

O humorista Shaolim (Francisco Jozenilton Velos), natural de Coremas, está internado em estado grave em um dos hospitais de Campina Grande. Ele foi vítima de um acidente de carro ocorrido por volta das 2h, desta quarta-feira (19) em Campina Grande.

Segundo informações da polícia, o humorista vinha sozinho em um carro pela alça sudoeste quando colidiu frontalmente com outro veículo. De acordo com a polícia o impacto foi tão violento que Shaolim teve traumatismo craniano e um dos braços ficou totalmente esfacelado.

Segundo informações da sua esposa, Laudicéia, dados com exclusividade ao programa Paraíba Verdade, da TV Arapuan, o humorista pode ter o braço amputado. A informação ainda não foi confirmada pela equipe médica.

Após o acidente Shaolin foi levado para o hospital Regional, mas devido a gravidade do estado foi levado para o hospital Antônio Targino, onde recebe cuidados de um especialista vindo de São Paulo.

O seu estado de saúde é considerado gravíssimo pela equipe médica e há possibilidade dele ser transferido para São Paulo.

Nesse momento é grande a movimentação da família, da imprensa e dos fãs do humorista em frente ao hospital, todos a procura de saber as últimas informações sobre o estado de saúde de Shaolim que se encontra na UTI.

Shaolin já trabalhou em programas como o Show do Tom e se apresentou no Domingão do Fastão, a Praça é Nossa, entre outros, atualmente, trabalha no progama Tudo é Possível. O homorista tem 39 anos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CPI DO FUNDEB

Lançada, JUNTAMENTE COM O LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL 2011, a monografia: VIOLAÇÃO AOS DIREITOS SOCIAIS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, no Município de Itapajé. Tudo ocorreu numa assembléia onde o forte foi o debate e as violações aos direitos sociais dos servidores de Itapajé. O evento foi um sucesso. De parabéns o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé (SISPUMI) pela iniciativa. A pauta da campanha salarial contém os 08 pontos mínimos aprovados na Campanha Nacional pela CONFETAM e pela FETAMCE, no Estado do Ceará.

Itapajé é um município governado por um padre, que parece ter esquecido a máxima: AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Pois:

1) Paga a inúmeros servidores salários abaixo do salário mínimo;
2) O Regime Próprio de Previdência está quebrado;
3) O salário- família de tão pouco se tiver um aumento vira uma esmola;
4) Não há transparência na aplicação das verbas do FUNDEB;
5) Discrimina o professor contratado;

A Campanha salarial foi aprovada com algumas emendas, atingindo o total de 28 cláusulas. Tantas são as violações.

Em relação ao FUNDEB votou-se pela abertura de uma CPI, pela falta de transparência e suspeita de desvio de verbas. Tão logo a Câmara Municipal volte do recesso, o vereador de oposição Haroldo Mota ficou de articular a abertura da CPI DO FUNDEB.

Secretário de Educação divulga valores do rateio do FUNDEB

O secretário de educação de Itapajé, professor Francisco Saraiva, divulgou nesta segunda-feira, dia 17, em entrevista ao departamento de jornalismo da Atitude FM, os valores das sobras do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), referentes ao ano de 2010, que deverão ser rateados entre os professores da rede pública municipal. A cifra é quase 75% menor que a do ano de 2009. Cerca de R$ 418 mil deverão ser distribuídos entre os profissionais do magistério. Os valores referentes a 2009 foram de R$ 1, 664 milhão. A justificativa para a redução, segundo a gestão municipal, foi a implantação do piso salarial de R$ 1 092,00 para a categoria. Professores com regência de sala de aula e membros dos núcleos gestores deverão ter direito ao bônus, inclusive professores contratados. O secretário assegurou que até a próxima sexta-feira, dia 21, o dinheiro deverá ser creditado nas contas-salário dos profissionais. Procurado para se pronunciar sobre o assunto o presidente do SISPUMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), Cid Lira Braga, afirmou que deverá ainda se interar com mais propriedade a cerca dos valores divulgados para então emitir opinião. Cid adiantou, entretanto, que esperava valores maiores a serem rateados.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O povo está com saudades do Prefeitura em Ação


O Governo Municipal de Itapajé levava até os bairros, localidades e distritos, o Projeto “Prefeitura em Ação”. Este Projeto foi idealizado pela Gestão do Prefeito Padre Marques e tinha por objetivos a integração entre a administração pública e a população, aproximando o Governo Municipal de cada comunidade, valorizando, a história, a arte, a cultura de cada bairro, localidade e distrito.

O “Prefeitura em Ação”, proporcionava aos cidadãos a oportunidade de obter serviços sem burocracia e com a comodidade de serem atendidos perto de sua casa. Era um momento em que a Gestão Municipal, identifica as necessidades de cada comunidade e reafirma compromissos sempre visando a melhoria da qualidade de vida dos Itapajeenses.

Serviços oferecidos nos stand’s
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Expedição de Documentos:
Carteira de Identidade;
Carteira de trabalho;
CPF;
Autenticação de documentos.

GABINETE
Fotos p/ documentos;
Visitas do Prefeito na Comunidade;
Informações;
Pesquisa (Levantamento das principais demandas da comunidade);

AÇÃO SOCIAL
Serviços Cartorários:
2ª Via de Certidão de Nascimento e de Óbito;
Corte de Cabelo;
Manicure e Pedicure;
Brinquedos (pula-pula);
Palestra Informativa e Formativa Sobre o Programa Bolsa Família;
Apresentações Culturais:
Peça Teatral do Cras (Projovem);
Dança (Projovem);
Apresentação Instrumental de (Flauta) e (Violão);
Recital de Poesia – “Prefeitura em Ação”;

SAÚDE
Atendimento Medico – PSF;
Atendimento Odontológico – PSF;
Atendimento de Enfermagem – PSF;
Verificação de Pressão – PSF;
Exame de Glicemia – PSF;
Vacinação;
Distribuição de Preservativos – PSF
Distribuição de Material Educativo

EDUCAÇÃO
Oficinas Educacionais;
Distribuição de pipoca, picolé e pirulito.
Escolha da Rainha;

CULTURA
Apresentações Culturais;
Talentos da Terra;
Apresentação de HIP HOP;
Inscrições para apresentações artísticas e culturais;

INFRAESTRUTURA
Iluminação;
Limpeza;
Energização;
Poda de Arvores;

SAAE
Distribuição de água Mineral;
Distribuição de Material Educativo;

TRANSITO E GUARDA MUNICIPAL
Sinalização;
Controle de Tráfego;
Segurança;

ADMINISTRAÇÃO - Tenda
Campanha do IPTU;
Xérox de Documentos;
Informações;

AGRICULTURA
Distribuição de Mudas;
Limpezas de Fossas

Distribuição:
Pirulitos;
Picolés ;
Pipocas;
Algodão Doce;

Apresentações artísticas e Culturais, Desfile para a escolha da Rainha e encerramento oficial do evento com a fala das autoridades e do Prefeito.