quinta-feira, 31 de março de 2011

MACACO CHICÃO URGENTE! EDIÇÃO 10 - Para Todos

BUEMBA, BUEMBA, MACACO CHICÃO URGENTE! O GENÉRICO DO MACACO SIMÃO! Edição 10 - 2012
Ta é longe! E na Fortal já se fala no próximo presidente-prefeito da capitá! E o Danilo Fuerte já disse que o PMDB dele vai ter candidato próprio... eita que vai ser duro pra prefeita Lôra Xampu de Laranja tentar eleger o candidato Poste dela! E o Mirim do Vêi Afrânio tá pegando fogo por causa de política, ruupa!! Até bala teve! Disseruu que até o ditador líbio Osmar Cadaço apareceu triunfante por lá!! E como na Teju parece que os Mota vão tudo unido pra eleição, lá no Itapas tem gente inspirada nessa história, falando numa possível União Cavalato! Será que o Bar do 14 seguirá unido com a Calçada do 11, lá da Má-Rússia?? Vai dar certo!?!?
Faz uma enquete Marcelino Pão e Vinho!
E na Zirau já tem contratado cantando: “Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem, nós temos que ir embora!” É a réca de gente que vai ter que sair por causa da crise do FGTS!
E o pobe do Evaldozão nem isso tem, que o concurso dele foi cancelado!! E o radialista de uma efeeme deu a entender na internet que a Zirau é a coitadinha, que não tem um centro cirúrgico, enquanto o Itapas é o malvadozão que não cuida da saúde da negada... engraçadooo, tantos séculos dos bonzão Evaldozão e Nonatim Malvadeza e até hoje as pobe das buchuda vão lá pra FUSACA do Itapas... tu tá é boa Zirau!!! Diz que por isso que tem mais neguim nascido no Itapas que da Zirau!!! Arriema!! E falando no Itapas continua aparecendo por lá mais candidato a vereador: os radialistas Maycon Lagoas e o Zezé do Som também querem entrar na bufunfa! Tá na hora do Adriano Furtado também entrar na bolada: “No Águaí tá aprovado, o Adriano tá aprovado!”... e falando no Águaqui, o Ferroando Batelão disse que as rádias são a Ouvidoria do município... então o July-Mar tá só ganhando na moleza é??!! Assim até o Macaco!!! E uma amiga do Itapas falou pro Macaco que no início da gestão do Vigário o TAL-Císio Rocha era cargo comissionado e agora que saiu fala com mágoa das contratações da prefeitura... ah, bom, agora entendi!!! Ele achava pouco e agora quer ganhar mais money como vereador! Está certíssimo! E o presidente-prefeito Vigário conseguiu um money pra reformar o mercado público e a praça do Povozão... eita que agora vai!!! Arrocha! E diz que a oposição andou chamando o Vigário de rei, por ser autoritário demais... tem até música: “Ei, ele é rei, ele é cor, domina a fera que ninguém dominou...!” E disseram ainda pro Macaco que a raiva do Iderpitbull na oposição vem de longe... é porque ele queria ser presidente-prefeito e o BBBraga nunca deixou... na época preferiu o adversário Kelsursão! Ah bom!!! E no Itapas o surto de muriçoca é tão grande que um cumpade do Macaco dormiu lá no Barateiro e acordou na Rua do Açude... as muriçoca carregaram ele de noite!!! Teve que se explicar pra muié!!! E negada, o Marcelino Pão e Vinho tá carne-e-unha com o L-U nesses dias... o blog dele parece o álbum de figurinhas de um fã... tá igual a música do Chico Lopes pra Eliane: “Eu sou seu fã, eu sou seu admirador, eu sou seu fã, eu sou seu admirador!” E diz que o Marcelino quase papocou de alegria por causa da vitória do Leão da TUF... o Macaco tem que aturar cada coisa... é a vida!!! E atenção: o Cida se mudou! Agora ele está no Palácio da Abolição! Minha véa tá doida pra ver se pintaram o mausoléu do general Castelo Branco de cor-de-rosa!!!
Momento Besteira: e o Macaco aprendeu com os clube de futebol - vai negociar os direitos de transmissão das suas macacadas!!! O Macaco já foi sondado pela Rede Groba, Re-corda e SBesTeira, mas vai fazer um contrato trilionário de transmissão com os sites da Guanacés e do Adriano Furtado e Marcelino Pão e Vinho, no valor de 300 trilhõooooes de dólar... com esse money todo o Macaco vai construir o Estádio do Macaco, o Macacão, vizim ao do Timão!!! O Timão vai ter a abertura da Copa e o Macacão vai ter a fechadura do Copo! E com essa 10ª Edição o Macaco fecha sua primeira temporada e vai entrar de férias... o Baralho Obama veio pro Braziuuuuu somente pedir pra Dilma DuChefe liberar o Macaco e a véa dele pra irem pra capitá Uoshantan ajudar os agentes secretos a espiar os senadores republicanos... só tô com medo porque minha véa tinha a fantasia de ser a estagiária Mônica Levinsky, aquela que fez um serviçim pro Bill Clinton na Casa Branca! É mole? É mole e presidencial, mas sobe! Enquanto isso o Macaco vai pedir pro Tabosão fazer a enquete no site: O Macaco deve continuar? sim ou não? Viva a democracia! Comente esse texto e faça você também uma política com mais humor e menos rancor!

Fonte: www.radioguanaces.com.br (Mural de Recados)

terça-feira, 29 de março de 2011

ELHIU representará o Deputado Federal Danilo Forte na audiência pública sobre Refinaria Premium II

Nos dias 29 e 30 de março, serão realizadas audiências públicas sobre a Refinaria Premium II, de interesse da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás), que será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Os eventos, presididos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) acontecem nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, respectivamente.

As audiências fazem parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento e visam apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA-RIMA) às comunidades próximas. O intuito é dirimir dúvidas acerca da refinaria, abordando seus impactos e benefícios para o Estado. Após esta etapa, o projeto será levado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), onde será apresentado, discutido e votado. A partir da aprovação dos conselheiros, a licença prévia poderá ser emitida pela Semace.

Audiências públicas sobre a Refinaria Premium II
Audiência Pública em Caucaia
Dia: 29 de março de 2011
Horário:17h
Local: Escola de Ensino Fundamental Flávio Portela Marcílio (Endereço: Rua 05, Conjunto Vicente Arruda, 23 – Itambé I, Caucaia – CE).

Audiência Pública em São Gonçalo do Amarante
Dia: 30 de março de 2011
Horário: 17h
Local: Pólo do Atendimento ABC Sede – Ginásio da Escola (Endereço: Av. Cel. Neco Martins – Centro, São Gonçalo do Amarante – CE).

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace

segunda-feira, 28 de março de 2011

Itapajé: Eleições 2012 – Prefeito e Vereador

Em 2012, todos os brasileiros já têm um compromisso marcado a favor da democracia e do direito de escolha que todo cidadão possui. Na data prevista, 7 de Outubro, os eleitores deverão comparecer as urnas para eleger políticos que atuam no âmbito municipal – Prefeitos e Vereadores. Serão cerca de 5.564 prefeitos eleitos para comandar todas as cidades brasileiras por quatro anos, caso o mesmo candidato não seja reeleito.

Votar é um direito constitucional de todo o cidadão, é acima de tudo a forma mais direta de participar da democracia nacional, ao indicar uma pessoa para governar o seu país, estado ou município. Em 2010, escolhemos entre candidatos à presidência da República, governadores estaduais, deputados estaduais, federais e senadores e daqui há 1 ano e 7 meses, deveremos fazer novas escolhas e contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

A partir do próximo ano, a maioria dos partidos políticos já começarão a se reunir para decidir qual serão os candidatos lançados, além de já iniciarem o planejamento das campanhas de cada um dos possíveis prefeitos e vereadores. Geralmente, realizam-se convenções partidárias em todos os municípios e a decisão de lançar um dos candidatos é dada em conjunto. O mesmo acontece com os vereadores, que apesar de serem eleitos em número proporcional ao tamanho e ao número de habitantes da cidade, também representam a maior categoria de cidadãos elegíveis.

Essa é a melhor época também para os eleitores, pois estes podem começar a observar o desempenho dos atuais prefeitos e vereadores e assim, saber se os mesmos merecem ou não o seu voto nas próximas eleições. O Tribunal Regional Eleitoral começará em breve a organizar todo o cenário municipal para receber o período eleitoral. Pois é, para você que já sabe quem são os possíveis candidatos na sua cidade, fique atento aos atos praticados pelos referidos políticos e não se deixe enganar durante as eleições.

Governador libera projetos para Irauçuba e entrega pessoalmente ao Prefeito Nonatinho

Aconteceu no dia 20 de março de 2011, às 11h no Centro de Convenções de Sobral a solenidade de entrega de benefícios do Projeto São José para municípios da Zona Norte do estado do Ceará. Estavam presentes ao evento o Governador Cid Gomes, o Secretário de desenvolvimento Agrário Dr. José Nelson Martins de Souza, entre outras autoridades do setor. Irauçuba esteve presente com o Prefeito Raimundo Nonato Souza Silva (Nonatinho), Secretário Heleno Araújo do Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Vice-Prefeito Carlito Araújo, Chefe de Gabinete Patrícia Barreto e o Diretor de Gestão Governamental Vanderley Torres. Contemplados de Irauçuba: Associação dos Assentados e Assentadas dos Moradores do Assentamento Saco Verde/Sede, beneficiada com um Tanque de resfriamento de leite com capacidade para 15.000 litros no valor de R$ 15,371,00 (quinze mil trezentos e setenta e um reais), 22 kits de higienização de ordenha (para desleitamento de vacas), 01 kit de análise de leite, esses benefícios contemplam diretamente 22 famílias daquela comunidade. Os benefícios foram entregues pelo Governador Cid Gomes e o Prefeito Nonatinho em mãos ao presidente da referida Associação, José Raimundo Ávila Rodrigues. Associação dos Moradores da fazenda São José - Benefícios: 01 trator agrícola com implementos no valor de R$ 88,888,00 (oitenta e oito mil oitocentos e oitenta e oito reais), carta proposta entregue em mãos ao presidente da associação local Francisco Evaristo Lopes Maciel (Nego Barbosa) pelo Governador Cid Gomes e o Prefeito Raimundo Nonato Souza Silva. Assinada ordem de Serviço pelo Governador para início das obras de abastecimento d’água para comunidade Bueno/Missi. Na oportunidade a Sra. Rita de Cássia Mota Presidente da Associação dos Artesãos Unidos de Irauçuba presenteou o Governador Cid Gomes com uma rede, produto do artesanato irauçubense, o referido presente foi dado em agradecimento ao um carro “Celta” dado pelo governo do estado a Associação em referência, termo de permissão de uso assinado e entregue no dia 17 de março de 2011, em Fortaleza.

(Colaboração Jô Pinheiro)

http://www.iraucuba.ce.gov.br

COMENTÁRIOS DO CARIOCA NO MURAL DE RECADOS DA GUANACES

OLÁ TABOSA E AMIGOS DE ITAPAJÉ. ULTIMAMENTE TENHO VISTO O INTERRESE DO NOSSO POVO EM COISAS COTIDIANAS DA NOSSA CIDADE. ACHO QUE ISSO TROUXE NOVOS ARES DE DEMOCRACIA E RESPEITO AO NOSSOS MUNICIPES. TABOSA,VIREI ASSIDUO LEITOR DESTA COLUNA E VEJO QUE EXISTEM VARIOS TIPOS DE OPINIÕES ACERCA DA GESTAÕ MUNICIPAL. UMAS DE APOIO E OUTRAS DE REPUDIO. SOU DEFENSOR DO PARTIDARISMO E ACREDITO QUE TODOS TEM O DIREITO DE DEFENDER AS SUAS IDEIAS,SEM NENHUM TIPO DE PRESSÃO. AS VEZES TEMOS COMENTARIOS NESTA COLUNA QUE DESAGRADAM A PESSOAS PARTIDARIAS A GESTÃO MUNICIPAL. MAIS ACHO QUE, A MELHOR MANEIRA DE DEFENDER UMA IDEIA É MOSTRANDO O QUE FOI FEITO E O QUE ESTÁ SENDO FEITO. SE NÃO VEJAMOS: A SR.PROFESSORA TOINHA CONSIDERA A GESTÃO MUNICIPAL PIFIA EM SEUS COMENTARIOS. NADA MAIS JUSTO ELA REVINDICAR SEUS DIREITOS EM DEFENDER O SEU COLEGA DE MAGISTÉRIO.É UM GRANDE ATO DE COLEGUISMO. MAIS VALE LEMBRAR QUE A ATUAL GESTÃO MUNICIPAL PAGA O MELHOR SALARIO AO PROFESSOR DE TODA A ZONA NORTE. FALTA CAPACITAÇÃO? ISTO É UM CASO A AVERIGUAR. POR QUE NÃO PROPOR AO PREFEITO EM UMA REUNIÃO ENTRE TODOS OS PROFESSORES ESTAS CAPACITAÇOES? MAIS SEM CUNHO POLITICO, E SIM PELO ENGRANDECIMENTO DE TODOS OS PROFESSORES DE NOSSA CIDADE. O CASO DE PROBLEMAS NA MERENDA ESCOLAR NÃO É CULPA DA GESTÃO E SIM DAS EMPRESAS QUE GANHARAM A LICITAÇÃO COMO BEM DISSE O VEREADOR JUNIOR FERREIRA AO PROCURAR SABER A CAUSA DESTE PROBLEMA QUE PREJUDICA DEMAIS OS ALUNOS. MAIS TUDO JÁ ESTÁ SENDO NORMALIZADO, BASTA IR EM ALGUMA ESCOLA E COMPROVAR. FOI TAMBEM COMENTADO NESTA COLUNA QUE A GESTÃO MUNICIPAL IRÁ REFORMAR O GINASIO SARAIVÃO. E ALGUMS DESPORTISTAS PEDIRAM QUE NÃO FOSSE FEITA ESTA REFORMA POIS A GESTÃO NÃO TERMINA OBRAS QUE COMEÇA. RESPEITO A OPINIÃO DOS AMIGOS, MAIS FAÇO UMA IDAGAÇÃO: QUANDO FOI FEITA UMA REFORMA NO SARAIVÃO DESDE A SUA CONTRUÇÃO?PINTURA NÃO É REFORMA. O QUE FOI FEITO DE RELEVANTE APENAS A RETIRADA DO PISO VELHO E POSTO UM INDUSTRIAL. PRESISAMOS DE UMA NOVA PRAÇA ESPORTIVA PARA ENGRANDEÇER O NOSSO FUTSAL QUE ERA REFERENCIA EM TODA ZONA NORTE. LEMBRO TAMBEM QUE AS QUADRAS DO CSU E DE SÃO MIGUEL ESTÃO SENDO FEITAS.FALTAM APENAS AS TELHAS, NÃO POSSUEM NADA INACABADO POIS AINDA ESTÃO NO PRAZO DA OBRA. A OBRA DA PRAÇA POR TRAZ DA IGREJA MATRIZ NÃO ESTÁ PARADA. ESTÃO TRABALHANDO NA PARTE DA COBERTA NA SEC. DE OBRAS POIS NÃO SE PODE FAZER UMA COBERTA NA CHUVA. LOGO ESTA OBRA TAMBEM SERÁ ENTREGUE PARA BENEFICIO DE TODA A POPULAÇÃO. EM RESPOSTA A INDAGAÇÃO DE TARCISIO FERREIRA, PESSOA A QUAL TENHO PROFUNDA ADMIRAÇÃO, ESTE CALÇAMENTO QUE FOI FEITO AO LADO DA SEGUNDA ETAPA DO ASFALTO NÃO ERA DEFINITIVO. AGORA SIM ESTÁ SENDO FEITA A PAVIMENTAÇÃO LATERAL QUE POR SINAL DE OTIMA QUALIDADE. LEMBRANDO TAMBEM QUE EM ENTREVISTA DADA PELO SECRETARIO FERNANDO BATELÃO, APOS A CONSTRUÇÃO DE DOIS BUEIROS E O TERMINO DE UMA OBRA DE SANEAMENTO (QUE NÃO É DE RESPONSABILIDADE DA GESTÃO) SERÁ DADO INICIO A TERCEIRA ETAPA DA OBRA. TABOSA EXISTEM MUITOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS. MAIS TEMOS TAMBEM MUITAS CONQUISTAS. O IMPORTANTE É: TER FORÇA DE VONTADE É CORRER ATRAZ DO PREJUIZO.CULPAR A OU B DO QUE NÃO DEU CERTO NÃO É A SOLUÇÃO, E SIM ARREGAÇAR AS MANGAS E FAZER TUDO O POSSIVEL PARA QUE, SE NÃO RESOLVERMOS OS PROBLEMAS, NÃO TER NA CONSCIENCIA O PESO DE NÃO TER TENTADO SOLUCIONAR-LO. SOU PARTIDARIO DA GESTÃO MUNICIPAL, ACHO QUE ESTÁ SENDO FEITO UM BOM TRABALHO. TAMBEM RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS QUE ESCREVEM AQUI. ACHO QUE É ASSIM QUE SE FAZ A DEMOCRACIA. RESPEITANDO A OPINIÃO DE TODOS MESMO A VEZES NÃO CONCORDANDO. UM ABRAÇO A TODOS.

Fonte: www.radioguanaces.com.br

PROJETO AÇÃO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA SUBSTITUI O PREFEITURA EM AÇÃO

A Secretaria do Trabalho e Ação Social, da Prefeitura Municipal de Itapajé, realizará no próximo dia 31 de março, através do CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, um dia pleno de Ação Social e Cidadania no distrito de Iratinga. Na oportunidade serão oferecidos serviços de Orientação Jurídica, Corte de Cabelo, Manicure, Expedição de Documentos, Serviços Básicos de Saúde, além de palestras educativas. Essas atividades serão desenvolvidas por intermédio do projeto Ação de Valorização da Vida. O evento acontecerá na sede do CRAS de Iratinga, de 09:00 às18:00 horas.

Fonte: www.radioguanaces.com.br

sábado, 26 de março de 2011

Avenida Major Barreto e Ponte do Vapor em fase final!

Obras aceleradas na principal avenida de Itapajé

As obras de urbanização da Av. Major Barreto estão em fase final. O Prefeito Padre Marques, através da Secretaria de Infra-Estrutura, determinou a urgência dos trabalhos. Depois de concluída a drenagem das águas pluviais, com a nova rede de esgoto e novo asfalto, foi iniciada a fase de implantação do acostamento, composto de um calçadão em bloquetes de cimento colorido, que acrescentou grande beleza a nossa avenida principal.

PONTE DO VAPOR

Em breve será inaugurada essa obra que resolverá em definitivo um antigo problema das comunidades: AABB, Carnaubinha e adjacencias.

Atendendo a um antigo sonho dos moradores dos bairros: AABB, CARNAUBINHA e outros, a administração do Prefeito Padre Marques entregará brevemente mais uma grande benfeitoria.

A construção da Ponte do Vapor foi concluída, bem como, a implantação do calçamento em pedra tosca de toda a Rua Alba Valdez, que liga a Rua Teixeira Pinto a essas comunidades.

Fonte: http://www.itapaje.ce.gov.br

Quem deve afastar os maus políticos é o POVO

“Quem deve afastar os maus políticos é o povo não o tapetão”, afirmou, nesta manhã de sexta-feira, o governador Cid Gomes (PSB), ao comentar a derrubada, por parte do Supremo Tribunal Federal (6X5), da chamada “Lei da Ficha Limpa”, que resultou de um projeto de iniciativa popular. Para Cid, ao invés de muitos estarem lamentando,
houve um efeito positivo e pedagógico no caso de expor nomes que acabaram desistindo ou perdendo mesmo no voto.

“Muita gente já não foi candidato. Quem tinha a consciência pesada, não foi candidato porque viu que há um movimento não só pela existência da lei, mas porque a lei foi de iniciativa popular e já era um clamor.
A imprensa deu muito respaldo a isso, muita cobertura e muitos se afastaram e é isso que vai fazer a política melhorar. Os maus políticos se afastam e as boas pessoas se animam para entrar na política”, expôs Cid, após dar coletiva sobre a reinauguração do Palácio da Abolição.

Sobre a decisão do STF, o governador preferiu avaliar como de acordo com a Constituição Brasileira. Ou seja, acatou princípios básicos. Ele destacou, por exemplo, que ninguém pode ser condenado sem julgamento justo e que a presunção da inocência deve ser respeitada, além da presunção de que ninguém pode ser penalizado duas vezes pelo mesmo ato, no que, na prática, estava ocorrendo a rodo no País.

“Enfim, há um princípio – que não é causa petria, que é o da anterioridade. Você não pode mexer numa competição – vale para qualquer certame e para o processo eleitoral, quando ela está em andamento.
Daí, um princípio constitucional que diz que leis que tratam sobre matéria eleitorla devem ser aprovadas um ano antes para ter vigência no ano seguinte. Foram esses princípios que o Supremo Tribunal Federal agora levou em conta”, complementou o governador.

Após decretar crise financeira, município de Irauçuba demite funcionários

Um mês após o município de Irauçuba ter decretado calamidade financeira, a Prefeitura do local começa a demissão de vários funcionários. Somente no final da tarde desta quarta-feira (23), 28 deles, entre os quais vários do Centro de Atenção Psicossocial do local (CAPS), foram demitidos. Há informação de que ainda outros 22 podem sair das funções a qualquer momento.

O Município foi condenado a pagar R$ 1 milhão e 400 mil do fundo de garantia dos servidores . Os repasses do Governo Federal foram bloqueados e a crise financeira se instalou na cidade.

O prefeito da cidade, Raimundo Nonato de Sousa Silva, está viajando e o ouvidor do município afirmou que a decisão visa enxugar a folha de pagamento em consequência da crise financeira enfrentada pela atual gestão.

Possível demissão de concursados
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, 157 funcionários do último concurso realizado em 97 também correm o risco de serem demitidos.

O sindicato afirma ainda que o órgão já está tomando as providências para evitar a demissão em massa dos servidores.

De acordo com a assessoria do prefeito de Irauçuba, os concurso público realizado em 1997 poderá ser anulado já que está sobre suspeita de fraude.

sexta-feira, 25 de março de 2011

HAROLDO MOTA HOMENAGEIA ELIHU

Haroldo Mota, vereador da Câmara Municipal de Itapajé, usando a tribuna daquela Augusta Casa, por ocasião da Sessão Ordinária da última quarta-feira, 23 de março, surpreendeu a todos ao fazer um pronunciamento bem mais ameno que de costume. O destacado parlamentar, que se notabilizou por abordagens combativas e até certo ponto polemicas, usou a tribuna para reconhecer a determinação e o esforço do vereador Batista Lira, bem como do líder político Elihú Bastos Lira, na luta para trazer uma agencia da CEF – Caixa Econômica Federal para o município de Itapajé. Haroldo reconheceu “a determinação dos irmãos Bastos Lira, que juntos realizaram todo o estudo das potencialidades socioeconômicas da região, fator fundamental para que a CEF volte ao município, além disso, Elihu e Batista Lira demonstraram muita força e sensibilidade política, trazendo em uma mesma ocasião o deputado Danilo Forte e o Superintendente Regional da Caixa, Dr. Odilon, para que os dois pudessem conferir de perto o potencial do nosso povo”. Haroldo Mota foi aparteado pelo Vereador Josifran Aves, que corroborou com as palavras do colega e disse está admirando as primeiras iniciativas do deputado itapajeense, afirmando que, mesmo sem ter votado em Danilo Forte, já passava a figurar no rol dos que lhe são gratos pelos avanços proporcionados.
Haroldo, ao retomar a palavra, enalteceu o desempenho da Escola Profissional Adriano Nobre, uma das melhores do estado, que realizará no dia 31 de março vindouro o 1º Seminário de Estágios para as três primeiras turmas, de Turismo, Informática e Enfermagem. O Vereador fez questão de dizer que “mais uma vez, e, por uma questão de justiça, se faz necessário lembrar que o prestígio político, aliado ao esforço do líder Elihu Bastos Lira e do deputado estadual Zezinho Albuquerque, foram determinantes para implantação daquela unidade de ensino profissional”. E mais, “Elihu conseguiu reunir no início do ano 2008, último ano do governo Kelsey, aqui na Secretaria de Educação do município, o Secretário Executivo da SEDUC, Idilvan Feitosa, o Deputado Zezinho e todos os gestores das escolas estaduais, oportunidade em que ficou acertada a implantação da escola e da reforma necessária para seu funcionamento”. Concluiu Haroldo Mota.

Reportagem de ADRIANO FURTADO

Fonte: www.radioguanaces.com.br

O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Educação, uma luta incansável

*Por Amélia Bampi, técnica da área de Educação da Fundação Abrinq - Save the Children

Na Idade Média a escolarização formal não era direito de todos. O conhecimento sistematizado era restrito à monarquia e membros da corte e destinado principalmente aos homens.

Alguns avanços surgem na Idade Contemporânea com a luta pela universalização do direito à Educação que caracteriza o processo educacional único.

A busca pela escolarização formal visava unicamente a formação profissional dos sujeitos, mas ao longo das caminhadas sociais, chegamos ao entendimento de que a escola seria um local onde se formam profissionais cientes de seus direitos e deveres.

No Brasil, essa caminhada iniciou-se com a promulgação da Constituição Federal em 1988, que trazia consigo o resguardo do direito à Educação. Ela prevê no artigo 208 o dever do Estado com a Educação Básica obrigatória e gratuita a todas as crianças, adolescentes e a todos que não tiveram acesso na idade própria.

Em 1996, tivemos mais um avanço com a criação da LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), que da ação conjunta do texto constitucional e do seu contexto nascem a política e o planejamento educacionais e depende o dia a dia do funcionamento das redes escolares de todos os graus de ensino.

O artigo 1º prevê: “A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Uma educação que realmente contribua para a formação dos sujeitos só será alcançada se levarmos em conta as peculiaridades das sociedades em que estes vivem. Pois de acordo com a LDB a educação é um somatório de processos formativos que ocorrem na sociedade e se desenvolvem mediante a interação do educando com esta.

Sabe-se que a lei por si só não garante a qualidade do ensino nem a permanência do aluno na escola, implica também na efetiva ação e postura dos profissionais envolvidos na educação, bem como implementação de um Projeto Político Pedagógico que atenda a necessidade de inclusão, consolidando assim o artigo 53 do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8069/90:

“A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II. direito de ser respeitado por seus educadores;

III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV. direito de organização e participação em entidades estudantis;

V. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.”

O Estatuto institui um verdadeiro sistema jurídico político e deveres para crianças e adolescentes de nosso país. Por isso, tudo que esteja relacionado a esse público tem que obedecer esta lei, para protegê-los integralmente.

No campo da educação o compromisso social é garantir escolarização com qualidade a todas as crianças e adolescentes, até os 18 anos, lutar pela não-exclusão da escola, protegê-las diante da situação de vulnerabilidade social, enfim, assegurar a apropriação do saber em sua forma mais ampla. Para tanto, a escola deve rever diariamente suas práticas, ser flexível às mudanças sociais e estar atenta ao combate de trabalho infantil, violência doméstica e exploração sexual, por fim, de todos os atos que sejam danosos ao pleno desenvolvimento dos sujeitos.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Nós também temos um sonho

Vera Britto *

O Reverendo Martin Luther King, defensor intransigente dos direitos dos negros americanos, em um discurso memorável, no dia 28 de agosto de 1963, nas escadarias do Lincoln memorial, na Capital dos Estados Unidos, anunciou para o mundo: EU TENHO UM SONHO! Usou esta expressão, oito vezes para anunciar o sonho de uma América realmente livre de discriminação e preconceitos.

Nós, do PHS/MULHER, também temos um sonho.

1. Sonhamos com o dia em que nenhuma mulher será vítima de qualquer tipo de violência, dentro ou fora de casa;

2. Sonhamos com o dia em que nenhuma mulher será discriminada no mercado de trabalho;

3. Sonhamos com o dia em que nenhuma mulher terá remuneração inferior a do homem por ser mulher;

4. Sonhamos com o dia em que as mulheres terão os mesmos direitos dos homens perante a sociedade;

5. Sonhamos com o dia em que os índices de desemprego não variarão em função do sexo;

6. Sonhamos com o dia em que as mulheres terão os mesmos direitos, independentemente da sua cor, raça ou religião;

7. Sonhamos com o dia em que os homens não se sentirão ameaçados pelas mulheres, mas se sentirão parceiros e cúmplices;

8. Sonhamos com o dia em que não teremos mais que falar em discriminação e preconceitos contra as mulheres.

9. Vamos viver juntos este sonho e transformá-lo em realidade, a partir de 2011!

* É Presidente Nacional do NAS/PHS Mulher.

Fonte: www.phs31rj.blogspot.com

MACACO CHICÃO URGENTE! 09 - Para os Intididos

BUEMBA, BUEMBA, MACACO CHICÃO URGENTE! O GENÉRICO DO MACACO SIMÃO! Nessa semana o Macaco tá mais inspirado que Chico Xavier misturado com pára-raio: só recebendo! E no Itapas o Tabosão andou rogando praga no Macaco, dizendo que ele é advogado! Esconjuro! Só falta dizer que o Macaco é político ou diretor da Fusaca! E na Zirau o Evaldozão quer se aproveitar da crise do FGTS pra tentar entrar no Green Palace... tá difícil neguim, pra derrubar o império que o Nonatim Malvadeza levantou vai custar uns trinta anus!!! Espera deitado na REDE porque se tu for pro Itapas vai ter que esperar bordando! E a negada quer saber: se o Evaldozão virá presidente-prefeito na Zirau vai fazer concurso público pra tirar de novo o 1º lugar na classificação?! Deixa pelo menos o 2º lugar pra ED-Lene e o 3º pro Macaco!!! E no Itapas a negada já tá falando nos sonhadores que querem o emprego suado de vereador em 2012: CIDespuma, Cleudes No-cimento, TAL-Cíço Rocha, Má-Rússia e PTmóteo são cotados como os maiores espoca-urna da história do Itapas! Nem o Iderpitbull pode com eles! Vão ganhar só pela simpatia! E o Macaco vai transferir o título pro Itapas só pra votar no sanfoneiro Dedim! Pense no Dedim cantarolando na tribuna da Câmara: “Acorda, acorda, minha gente! Deixa o homem trabalhar, não quero ver ninguém atrapalhar!” A minha véa é doida pra me arrochar dentro do Escort balança-balança do Dedim! Atenção!!!!!!! Plantão do Jornal Macacal!!! Interrompemos nossa programação para informar que o CIDespuma abortou! O bichim começou a sangrar e perdeu a CPI do Furebes!! Segundo o médico-veterinário de avestruz Dr. Haroldo Motoca, em entrevista ao jornalista-terrorista Mrdm Morais, o paciente CIDespuma já está bem e medicado, tomando Maracujina!! Dizem que ele perdeu a CPI do Furebes quando tomou um susto: sonhou com uma avestruz cacarejante pulando fora de uma caixa-preta! Agora vão querer abrir a CPI do Blue Jeans: vão vasculhar os bolsos do secretário Dudu Money pra encontrar irregularidades! Ruupaa! E minha véa quase teve um derrame (dentro das calça!!!) quando soube que tem assessor na Saúde e na Educação do Itapas ganhando mais de dois mil réis só pra passar dois ou três dias na semana! E surgiu a nova versão da briga dos Cachorro com os Peba na Câmara do Itapas: a Oposição late e a Situação se esconde no buraco!! A sorte é que essa Oposição late, late, mas não morde! Tão com o rabo mais preso que o do Macaco no galho! E falando em saúde, fez o maior sucesso no carnaval o melô da ex-secretária de saúde Maria da Guerra: “Foge, foge, Mulher Maravilha, foge, foge!” E nessa dança tem gente no Itapas doidim que a Lôra da FUSACA também dance!!! E disseram pro Macaco que no sindicato do CIDespuma só tem professor que tinha cargo comissionado quando o presidente-prefeito era outro... a vice MalCissa que o diga! Se os ASG, vigias, enfermeiros, agentes de endemias e o resto da cambada for esperar pelo CIDespuma vão tudim ficar caduco sem receber aumento! Vou fazer até uma campanha pro Toim Bombonzeiro se candidatar ao sindicato...já tem até grito de guerra: “Toim, Toim, pede aumento para mim!!!” E tão reclamando que a PM todinha tá migrando pro Ronda!! Tão deixando a Paraty e montando na bichona da hilux do Cida! Montar na bichona é mais gostoso! É mole? É mole, mas sobe! E a Altitude Efeeme é bem democrática... só vai ao ar as críticas! Pra divulgar os elogios tem que entrar na justiça, como o Kelsursão ameaçou fazer! Essa Efeeme é praticamente a voz de deus... só falta saber se é a voz do Deus de cima ou do deus de bsts!!! E o Mrdm Morais de tão crítico vai ser convidado pro júri do Ídolos ou então pro TV Fama, no lugar do Nelson Rubens: “eu aumentoooo mais não invento!” – Diz que ele ficou traumatizado depois que o patrão dele perdeu o aluguel da prefeitura do Itapas! E disseram na rádia que o Kelsursão não veio pra reunião que discutiu a abertura da Caixa... será que ele pensou que a caixa que iam abrir era a caixa-preta?! E diz que no encontro o Vigário pediu um terreno pro L-U e o L-U pediu um terreno pro Dudu Money... E agora vai... o SuMiguel vai virar cidade... vou apoiar o simpático Paulo de Tasso pra prefeito... esse sim vai ter cinco mil votos de diferença!!! “No SuMiguel tá aprovado, o Paulo de Tasso tá aprovado!” E a música Os Cinco Bichos que a Mulher mais Gosta, do Luizinho da Zirau, teve o refrão adaptado pra política do Itapas: “É o Gato, é o Cavalo, é o Urso e até Preá / o Macaco e a Avestruz pra completar!” Vou indo agora com a minha véa lá nas Campinas da Zirau... ela diz que esqueceu o sutiã por lá, mas não lembro quando foi... porque será? Ô véa pra dar... dor na minha cabeça! Comente esse texto e ajude a fazer uma política com mais humor e menos rancor!

Fonte: www.radioguanaces.com.br

terça-feira, 22 de março de 2011

X COPA REGIONAL: CRUZEIRO DE IRAUÇUBA X JUVENTUDE DE ITAPAJÉ, DEU ZEBRA NA FINAL?

Tudo que é bom dura pouco, como diz o dito popular e, a X Copa Regional de Futebol já está chegando ao fim, restando agora apenas a decisão. As semifinais aconteceram no último domingo, 20 de março de 2010, com a rodada dupla que definiu os dois finalistas da competição. Juventude de Itapajé e Cruzeiro de Irauçuba asseguraram presenças na final depois de muita luta.

No primeiro jogo da tarde o Juventude do Bairro do Cruzeiro passou apertadinho pelo forte time do distrito de São Miguel, ao vencê-lo pelo placar de 1 X 0. Gol assinalado através do Zagueirão Marcone, aos 31 minutos do segundo tempo. Este confronto foi dirigido pelo jovem árbitro Antonio Carlos Castro Ramos, com assistências de José Marcelino e Luis Oliveira Gondim Cruz.

O jogo de fundo foi simplesmente memorável, com Topa Tudo do Conjunto São Francisco II e Cruzeiro da cidade de Irauçuba proporcionando um belo espetáculo. O Topa Tudo abriu o marcador logo no primeiro minuto de jogo, através do atacante Paulo Ricardo, dando sinais de que não estava para brincadeira, porém a experiência dos atletas Leomárcio e Bida, aliada à força jovem de alguns atletas da equipe cruzeirense foram cadenciando o jogo e equilibrando as ações. O Cruzeiro conseguiu o gol de empate aos 37 minutos, também do primeiro tempo, através de cobrança de falta executada com maestria pelo veterano Leomárcio, com ligeira colaboração do goleiro Papel da equipe adversária. A partir daí as equipes administraram o jogo, terminando com uma quase infindável cobrança de pênaltis. O placar final apresentou 17 X 16 a favor o representante de Irauçuba, sendo 1 X 1 no tempo regulamentar e 16 X 15 nos pênalti. Este jogo contou com direção do veterano apitador Clodoaldo Gomes, assistido por Marcelino e Oliveira, com José Reinaldo Albuquerque, Ex-Árbitro CBR na regra três.

Dois fatores chamaram a atenção da imprensa e dos amantes do bom futebol. O primeiro detalhe foi a maciça presença do público, com mais de oitocentos torcedores acompanhando os jogos e, o segundo ponto a destacar, foi o exemplar comportamento da galera, vibrando e incentivando sua equipe, sem um desentendimento. Parabéns.

A Coordenação da competição já programou para o próximo domingo, 27 de março, conforme pré-estabelecido no calendário da ACEI, a festa da decisão.
Ao Campeão será entregue a Taça Laís Bastos de Sousa, em homenagem à genitora do grande desportista Enoque Bastos (Paulistinha), um dos patrocinadores do evento e, mais R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais). O Vice-Campeão ficará com a importância de R$ 600,00 (Seiscentos reais), cabendo ao terceiro melhor colocado, no caso o Topa Tudo, a quantia de R$ 300,00 (Trezentos reais).

A final começa à 16:00 do domingo, 27, e terá direção de Antonio Carlos Castro Ramos, Clodoaldo Gomes, José Marcelino, Luis Oliveira e José Reinaldo, com sorteio antes do início do jogo entre Clodoaldo e Toinho para definir o árbitro central.
O Radialista Serginho Alves, presidente da ACEI, premiará ainda o artilheiro e o melhor goleiro da competição. Este competição, a exemplo de toda atividade esportiva da região, tem apoio total das Rádios Guanacés AM e FM 87,9, através de seus respectivos diretores, Elihu e Batista Lira.

OS ITAPAJEENSES PARABENIZAM ZEZINHO ALBUQUERQUE

Diretor da Guanacés AM, um dos políticos com maior credibilidade junto ao governo do estado, deputado estadual com maior folha de serviços prestados ao povo itapajeense, nas duas últimas décadas, um dos maiores amigos de Elihu Bastos Lira (Superintendente da Guanacés) e por aí vai...
Estas são algumas das características do deputado Zezinho Albuquerque, que dia 19 de março, dia do padroeiro do Ceará, mudou de idade. PARABENS!

Zezinho que ao longo de sua atuação parlamentar na Assembléia Legislativa vem se destacando como um político de centro-esquerda, atuando prioritariamente nos setores de saúde, infraestrutura, ação social, educação e em favor dos micros e pequenos empresários.

Nascido no dia 19 de março de 1955, na graciosa cidade de Massapê-Ce, Zezinho cursou Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Logo aos 13 anos começou a trabalhar na Distribuidora Alaor, em seguida, na empresa Sanford e Companhia. Depois montou seu próprio negócio, no ramo de pneus, tornando-se uma das mais bem sucedidas empresas do ramo em Fortaleza.

Zezinho deu inicio à sua vida política concorrendo, pelo PDS, à Assembléia Legislativa nas Eleições realizadas em 1990, tendo sido reeleito em 1994. Transferiu-se para o Partido Popular Socia1ista (PPS), acompanhando a liderança dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Em 1998 obteve, pela 3ª vez, assento na Assembléia. Nas eleições seguintes, de 2002, Zezinho conquistou 33.973 votos, tendo sido o 29° mais votado. Novo sucesso eleitoral veio com a sua reeleição, em 2006, tendo obtido 55.706 votos que lhe foram confiados pelo povo cearense.

Na Assembléia Legislativa têm atuação em diversas comissões técnicas como a de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Meio Ambiente e Desenvolvimento do semi-árido. José Albuquerque foi, por diversas vezes, componente da mesa diretora onde ocupou os cargos de 2º vice-presidente, 3º secretário, 2º secretário e, na atual legislatura, é o 1º secretário da ALEC.

Com um perfil conciliador, hábil e discreto, José Albuquerque tem se dedicado nos últimos 20 anos à política partidária, e vem trabalhando no sentido de atender as demandas da população carente dos municípios cearenses.

Fonte: www.radioguanaces.com.br

segunda-feira, 21 de março de 2011

sábado, 19 de março de 2011

20 DE MARÇO: ANIVERSÁRIO DO PHS 31

Nestes últimos 14 anos, desde quando começamos a veicular o programa do PHS, no horário gratuito destinado aos partidos políticos sempre obtivemos ótima repercussão entre nossos partidários e a população em geral, que é o alvo de nossos esforços políticos. Graças a Deus o PHS cresce e se fortalece ao longo dos anos.

Contudo, o programa exibido na noite de quinta-feira, 17/03 entrou para a história de nossa caminhada. Nosso programa alcançou uma visibilidade e retorno jamais obtidos. Os contatos e o interesse na procura pelas nossas regionais e municipais, bem como a própria nacional, dão conta do sucesso que aqui celebramos. Foi uma noite que deixará suas marcas em nosso crescimento. Temos de concordar com o que é dito de norte a sul: o PHS avança pelo Brasil.

No próximo domingo, dia 20 de março, comemoramos os 14 anos do reconhecimento do PHS pelo TSE, ou seja, o PHS passou a existir plenamente em 20 de março de 1997. E o programa do dia 17 de março, com sua grande visibilidade foi um presente antecipado para todos nós.

Agradecemos a todos os companheiros em todos os Estados. Parabenizamos aos produtores e coordenadores do vídeo veiculado neste dia.

Por fim, a despeito das lutas e dos desafios que sempre se fazem presente em todo sonho, continuamos a avançar rumo ao humanismo e solidarismo, certos de que nossos esforços terão seu retorno certo.

Um grande abraço a todos e que o nosso PHS a cada dia amplie sua presença e influência, para que todo o nosso Brasil desfrute do grande ideal do solidarismo, que já se faz presente em todos nós do PHS.

Um abraço a todos.

Paulo Roberto Matos
Presidente CEN

sexta-feira, 18 de março de 2011

MACACO CHICÃO URGENTE! 08 - Para: os intididos e para os lombrados!

BUEMBA, BUEMBA, MACACO CHICÃO URGENTE! O MACACO SIMÃO DO SIARÁ! Eita que tem gente virando bicho nos recadim da Guanacés... tão com tanta raiva que tem que tomar Maracujina ou Gardenal!!! E minha véa foi bater lá no Mirim, onde 2012 promete! A negada diz que vai ter pau de briga entre os Zezés... o Vêi Afrânio e o Zé Guilherme Tururu... quem é de fora pensa que o Mirim é a capital do Siará de tão disputada! Pra virar uma Teju só falta ter faca! Olha a faca!!! E a presidenta-prefeita de General Sampaio, a Eliene Brasília, não quer mais largar o Trono da APRESSA! Tão dizendo que ela quer ganhar da Rainha Elizabeth em tempo de serviço! Arriema, larga o osso muié!! E na Zirau o Nonatim Malvadeza vai pedir pro priminho vereador Raimundo da Polícia pra vender a hilux que foi roubada, pra ajudar a pagar a dívida do FGTS! Ajuda aí Raimundo!!! E o Itapas como sempre é a capital da gaiatice política! É cavalo miando, é gato rugindo, é urso rinchando, uhh! E diz que o Cida tava tão lombrado de calor lá no Camará que fez o diabo-a-quatro: deu piada no Kelsursão, fez as pazes do presidente-prefeito Vigário com o BBBraga que deram até as mãos... que fofo! É um verdadeiro cavalato! Cavalato rincha ou mia? Cavalato mija!!! E pau de briga grande (ou briga de pau grande, depende do gosto!) tá acontecendo no Conselho Tutelar Estrelar do Itapas! Diz que as cinco estrelas faltaram se pegar no Carnaval pra tentar a reeleição! Parece que o aumento de salário que o Vigário deu pra eles tá mexendo com o miolo dos cabra! Ruupa!!! E minha véa fez uma lista das frases mais pronunciadas pela negada lá do Itapas... o presidente-prefeito Vigário:“chega de picuinha, vamos dar as mãos”! Ele fez isso literalmente com o BBBraga! E o L-U seria: “meu irmão Zezim Buquerque”! Esses sim foram separados na maternidade!! E o Itamar Ombro-Vivo Monteiro: “João Paulo, meu filho, o melhor vereador”!!! Só sendo pai mesmo! Até o Nonatim Malvadeza entrou na lista: “Evidentemente, consequentemente, aparentemente”! E o forasteiro Rude Cascalho: “nosso município, nosso Itapajé, nossa gente, nossa cidade, nossa, nossaaaaaaa”!!! E se o Cascalho é tão bom porque já rodou tanto o Siará, hein? O Itapas é mesmo um chama pra todo tipo de espécie! Professor Cachoeira da Guanacés que o diga!!! E diz que na Altitude Efeeme tudo que acontece agora é culpa do Vigário! Se a BR da Dilma DuChefe tem cratera é culpa do Vigário! Se o Cascalho solta um pum é culpa do Vigário! Se o Macaco Chicão é biito e lindão é culpa do Vigário! Se a minha véa quer arrochar o Adriano Furtado e o Clésio Marques da Guanacés é culpa do Vigário! Assim não dá! Mas se quiser dar, relaxa e goza!!! Negada, diz que a última propaganda do Cidespuma na Altitude Efeeme é sinistra! A Voz do locutor parece de coveiro do inferno chamando as alma penada! Ai, que meda! E o Cidespuma ainda tá atrás da CPI do Furebes, porque ficou revoltado com o presidente-prefeito Vigário, que comprou pra merenda escolar Danone ao invés de doce de avestruz! E a negada anda falando agora que as avestruz que escaparam e não viraram doce do Haroldo Motoca escapuliram carregando o portão da Exposição nas asas! Cadê o portão, Motoca??? Ah bom, as avestruz levaram! E as avestruz ainda vão acabar processando a Chica Alves! E tão dizendo que na reforma da FUSACA o presidente-prefeito Vigário vai botar câmera em toda parte! Tem funcionária do hospital toda arrepiada que não vai poder mais surrupiar material e negar medicamento pra negada! Arriema! E nessa semana a Dilma DuChefe vai pedir a bença pro americano Baralho Obama na Brasília... tomara que a primeira-dama Michele não venha, senão vai sentir a zóiada fatal da Dilma pra riba da poupança dela! É mole? É mole, mas sobe! Vou indo agora pro Itapas com a minha véa passar a noite no Sonho Meu... Vamo pra lá jogar buraco... só não sei porque ela vai levar o segurança do Cida junto! Essa véa vive me dando dor na cabeça! Comente o texto e ajude a fazer uma política com mais humor e menos rancor!

COMENTÁRIO DO BLOG
Parabéns mais uma vez por está sempre bem informado das noticias em Itapajé e cidades vizinhas. A respeito do ocorrido no carnaval, acredito que já foi superado. E, daqui pra frente, iremos nos reunir mais, para tomarmos certas decisões em conjunto para que não venha acontecer um pequeno desgaste entre companheiros de trabalho que precisam estar unidos, pois, "juntos somos mais fortes".

ITAPAJÉ GANHARÁ AGENCIA DA CEF – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O Deputado Federal Danilo Forte foi a grande estrela na manhã de quinta-feira, 17 de março, na Câmara Municipal de Itapajé, por ocasião da Audiência Pública que tratava sobre a implantação de uma agencia da Caixa Econômica Federal no município. Assunto que vem despertando interesse dos mais diferentes seguimentos da sociedade itapajeense.

As dependências da CMI foram insuficientes para acomodar o grande número de interessados no assunto. Gente de todas as idades e classes sociais que queriam ver e ouvir o primeiro deputado federal itapajeense defendendo os interesses de seu povo. Danilo Forte que, com menos de dois meses de atuação na Câmara Federal, já conseguiu trazer à sua terra natal o Superintendente Regional da CEF, para discutir aqui, junto aos seus conterrâneos, a viabilidade desse importante projeto, que tem no líder político Elihu Bastos Lira o grande articulador.

O Evento foi dos mais concorridos, contando com representantes dos poderes constituídos (legislativo e executivo), lideranças comunitárias, comerciantes, industriais e educadores, além de uma maciça cobertura da imprensa local.

Danilo Forte, que chegou à Casa do Povo acompanhado do Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Dr. Odilon Pires, do Gerente Geral de Canais, Dr. Gilberto Barden e do Gerente Regional de Governo e Judiciário, Dr. Ricardo Antonio Caminha, aproveitou a Audiência Pública para renovar seu compromisso com a população Itapajeense, dizendo que “o retorno da Caixa Econômica Federal é apenas o começo de uma nova era”. Ressaltou a importância da instituição, como protagonista do desenvolvimento e falou de sua confiança no potencial da juventude itapajeense.

Dr. Odilon Soares, Superintendente Regional, passou uma mensagem de otimismo e muita confiança, garantindo que fará todo possível para que agencia da Caixa volte a funcionar no município, chegando a dizer inclusive que o retorno da Caixa Econômica Federal a este município irá reparar uma dívida da instituição com o povo itapajeense. Aproveitou também para assegurar que existe a boa vontade da presidência da Caixa em atender ao Deputado Danilo Forte, entretanto, frisou que “a mobilização da CDL e da prefeitura municipal são fundamentais para agilizar esse processo”.

Fonte: www.radioguanaces.com.br

COMENTÁRIO DO BLOG
Com a vinda de uma Agência da Caixa Econômica Federal para Itapajé, não serão beneficiados apenas os Itapajeenses, mas todas as cidades circunvizinhas como: Uruburetama, Umirim, Irauçuba, Tejuçuoca e outras.

Os trabalhadores que necessitam de atendimento na agência de Itapipoca sofrem bastante com a demora no atendimento. Com esta agência que sendo implantada em nosso município, trará grandes benefícios para todos

Nunca antes na história de Itapajé, houve um lider político tão preocupado com o desenvolvimento de nosso Município. Depois de mandatos de vereador, vice-prefeito, agora sem mandato está trabalhando muito mais para o desenvolvimento de Itapajé. Com o impenho do empresário Elhiu Lira, Itapajé começou a ter mais reconhecimento estadual com o apoio do Deputado Estadual Zezinho Albuquerque e agora nacionalmente, com o Deputado Federal filho de Itapajé Danilo Forte.

Parabéns a Conselheira Tutelar Juliana pelo seu aniversário

Abra os olhos e sinta o prazer da vida,
pois hoje é um dia muito especial.

É o seu aniversário!

É um dia para refletir
sobre o ano que passou.
Foram muitos erros e acertos,
mas sempre a certeza
de viver intensamente cada dia,
aproveitando cada momento
para aprender e evoluir.

Pois, cada dia é mais um passo
na longa caminhada da vida.
E certamente você como ninguém
sabe a pessoa especial que é.

Desejo-lhe tudo de bom.

Que você possa ser feliz
e faça os outros felizes,
pois não há dádiva maior
que a vida e o amor.

Por isso,
nunca pare a busca pelo crescimento interior
e continue sempre a ser
a pessoa que você é.

quinta-feira, 17 de março de 2011

ITAPAJÉ RETOMA O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO

Bastou eleger um de seus filhos para a câmara federal que o município de Itapajé, em menos de dois meses, já recebe a visita do superintendente da Caixa Econômica Federal no estado, Dr. Odilon, que aqui analisará, dentre outros aspectos, as condições socioeconômicas do município para implantação de uma Agencia da Caixa Econômica.

O Superintendente virá na manhã de quinta-feira, 17 de março de 2011, na companhia do Deputado Federal Itapajeense Danilo Forte, que assumiu seu mandato em primeiro de fevereiro último e, em menos de dois meses, já começa a dar respostas positivas aos que lhe depositaram um voto de confiança, outorgando-lhe uma procuração para defender os interesses do município e da região.

Com essa iniciativa o deputado itapajeense atende reivindicação do líder político Elihu Bastos Lira e de seu irmão Batista Lira, presidente da Câmara Municipal de Itapajé, que, vendo as necessidades dos mais diferentes seguimentos da sociedade e, por ser Itapajé um município pólo da micro-região do Vale do Curu, por sua localização geográfica, além de seu próprio poderio econômico, através do bordado, do aquecido comércio varejista e da industrialização de calçados, se faz merecedor desta unidade de fomento desenvolvimentista.

O líder político Elihu justifica seu empenho nessa luta argumentando que “é grande o número de pessoas que se deslocam às cidades de Sobral, Itapipoca ou até mesmo Fortaleza para tratar de assuntos ligados à Caixa, como Seguro Desemprego, FGTS, PIS/PASEP e os programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, etc.)”.

Para o vereador Batista Lira, presidente da Câmara Municipal, “a conquista de uma Agencia da Caixa Econômica é fundamental para incrementar o desenvolvimento do município e da nossa região, além dos argumentos aqui colocados pelo Elihu, com muita propriedade, diga-se de passagem, ter uma agencia da Caixa significa atrair para nossa cidade um número incalculável de pessoas que, aqui resolverão seus negócios, comprarão no comércio local, utilizarão os serviços aqui prestados, gerando mais empregos e promovendo o desenvolvimento”. Batista Lira lembrou também que “as linhas de crédito da Caixa Econômica possibilitam a modernização das micro e pequenas empresas, maiores geradoras de empregos nas pequenas cidades brasileiras”, justificou.

Fonte: www.radioguanacés.com.br

COMENTÁRIO DO BLOG
Itapajé precisa de ter representantes que trabalhe por amor a nossa cidade. Pois precisamos de pessoas comprometidas com o desenvolvimento do município. Um municipio desenvolvido, em estrutura, geração de emprego e renda com uma boa educação e uma saúde de qualidade para todos, quem ganha é o povo em geral. Esta é a verdadeira política, a busca do bem comum para todos.

quarta-feira, 16 de março de 2011

PHS 31 NO RÁDIO E NA TV

Amanhã quinta-feira, 17 de março, será exibida a propaganda partidária do PHS 31 em cadeia nacional. No segundo semestre, a exibição será no dia 06 de outubro. Ambos terão 5 minutos, com início às 20h no rádio e 20h30 na televisão. A geração ficará sob a responsabilidade do Sistema Globo de rádio e TV.

Base legal
O artigo 45 da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos) assegura às agremiações o acesso gratuito ao rádio e à televisão, das 19h30 às 22h, para divulgar os ideais partidários, transmitir mensagens aos filiados e difundir a posição do partido em relação a temas de interesse da sociedade.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Padre José Arnoldo solicita apoio para preservar Igreja Matriz

O pároco de Itapajé, Padre José Arnoldo de Lima Sales, relatou que já procurou de todas as maneiras possíveis resolver o problema de que algumas crianças, adolescentes e até pessoas adultas, estão danificando a frente da Igreja Matriz do município com a pratica esportiva.

Em seu relato, solicita das autoridades Municipais e até mesmo do representante do Ministério Público Estadual que tomem as devidas providências urgentes quanto a questão da utilização do patamar da Igreja Matriz com a pratica esportiva e outros fins.
Segundo o pároco, no patamar da Igreja Matriz diariamente no final das tardes, os moradores vizinhos, e as pessoas que passam perto do referido patamar perderam privacidade em virtude do conglomerado de jogadores, adultos e jovens, com gritaria, algazarra, bolas constantes caindo nos portões das casas, bolas pegando nos veículos que trafegam pelas imediações do local.
De acordo com moradores, as pessoas não podem mais andar por cima do Patamar da Igreja que correm o risco de pegar uma bolada ou ser machucada por uma bicicleta.
Contrariando o que reza a Lei Federal n° 7.347/85 em seus artigos 129, III e 225. Futebol é muito bom, gostoso demais, mas para se jogar em local devido, em campos, em quadra, sem colocar em risco as pessoas” declarou Padre Arnoldo.

Padre Arnoldo finalizou relatando que a estética urbana se constituiu em constante preocupação dos povos civilizados e se encontra inserida na temática do moderno urbanismo, tem que se cuidar dos aspectos artísticos, panorâmicos, paisagísticos, monumentais, históricos, de interesse cultural e turísticos da comunidade zelando pelas Praças, pelo patrimônio público.
O uso indevido da área destinada ao Patamar da Igreja Matriz localizado no centro de Itapajé, caracteriza-se ilícito civil de natureza pública. É portanto, inadequado a destinação de jogos nessa praça, pois a mesma tem dimensão pequena, isto é, faz com que os jogos de futebol nela tenha uma destinação que contraria o Código de Postura dos Municípios e as Leis. O Patamar da Igreja e a Praça da Matriz é uma zona de proteção ambiental, de espaços abertos para pessoas passar, passear e para plantas, quem passa na hora do jogo é obrigado a andar no meio da Rua, em via de circulação de veículos, correndo risco até de ser atropelado por algum veículo, pois no Patamar corre o risco de levar uma bolada.

Dispõe o artigo 3º, III, da Lei nº 6.938/81:
É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividade que direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população.
Então, conclui-se que esta atividade é uma verdadeira lesão ao meio ambiente, existem ainda os interesses coletivos (moradores, vizinhos, pessoas que passam na mesma correndo risco). Essas pessoas jogando bola no Patamar da Igreja Matriz causam interferência no tráfego local, põem em risco quem passa perto e de quem fica na porta de suas casas no final da tarde.

Padre José Arnoldo de Lima Sales Pároco de Itapajé

Governador Cid Gomes manifestou todo carinho ao empresário Elihu Bastos Lira

A manhã ensolarada do sábado, 05 de fevereiro de 2011, ficará por muito tempo na memória dos itapajeenses, visto que, naquela data o governador Cid Gomes inaugurou a CE 168 e assinou a Ordem de Serviço da BARAGEM DO IPU. Obra que, quando concluída, resolverá de vez as necessidades hídricas da cidade de Itapajé.
A concorrida solenidade aconteceu na Praça Assembléia de Deus (Praça do Povão), no centro da cidade, contando com presenças ilustres, como autoridades municipais (Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais), estaduais (Governador, Deputados e Secretários), deputados federais e muitas lideranças políticas da região, além de uma massa humana eufórica, que, apesar do sol inclemente, não arredou pé, comemorando a conquista da BARRAGEM DO IPU. A multidão vibrou e agradeceu também ao governador Cid pela Escola Profissional Adriano Nobre, que tem sua nova sede em fase de licitação, e pela estrada Itapajé – Itapipoca, obra com 35 quilômetros de extensão e custo de R$ 20,5 milhões, recursos oriundos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A solenidade foi encerrada pelo governador Cid Gomes, que, ao iniciar suas palavras foi presenteado por integrantes dos grupos da terceira idade e saudado pelo sanfoneiro Antonio Dedinho. Cid Gomes agradeceu os presentes recebidos e falou de sua insatisfação com os inúmeros problemas surgidos para a construção dessa obra, cobrou celeridade por parte da construtora e convocou a população à acompanhar o processo de construção da BARRAGEM. O governador afirmou que em breve construirá mais uma etapa da CE 168, no trecho compreendido entre a BR 222 e a sede do município de Tejuçuoca, passando pelos distritos de Serrote do Meio (Itapajé) e Retiro (Tejuçuoca). Cid Gomes disse ainda que, ao longo desse seu segundo governo, construirá a estrada da banana, ligando os municípios de Itapajé e Uruburetama, passando pelos distritos de Soledade (Itapajé) e Santa Luzia (Uruburetama).
Em sua saudação o governador demonstrou todo o carinho com o povo itapajeense e, entre cumprimentos e registros, demonstrou especial apreço pelo líder político Elihu Bastos Lira, a quem chamou de querido amigo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. O QUE FAZER?

A violência escolar alcança índices alarmantes na nossa sociedade, ganha contornos epidêmicos e faz alunos, professores, gestores e a comunidade reféns. A violência contra professores, gestores e funcionários da escola, tem preocupado sobremaneira especialista em segurança pública e autoridades responsáveis; variados foram os diagnósticos, inúmeras são as propostas que apontam no sentido de equacionar tal fenômeno, mas, definitivamente nenhuma medida conseguiu debelar, controlar a crescente violência na escola.

Na sexta-feira 04 de Março, a diretora de uma escolar em Itapajé teve que desarmar um de seus alunos, que tinha ido armado para a sala de aula. Fato este registrado no Boletim de Ocorrencia (BO) na Delegacia de policia civil. E ainda mais o adolescente ameaçou danificar o patrimônio escolar, tentou agredir ao vigia e em seguida ameaçou em voltar com seus companheiros, fato que aconteceu após alguns minutos, quando o mesmo juntamente com seus três companheiros, invadiram a escola por cima do muro, mas os mesmos não conseguindo de volta a citada faca, ameaçaram em voltar com um papoco (arma de fogo).

Inadmissível é adiar providências enquanto se buscam as causas da violência escolar e nos perdemos em um labirinto de "achismos". De um lado, muitos crêem que as escolas são autoritárias, sufocam os alunos e favorecem sua agressividade. Outros acham que falta mais disciplina. De que lado nós estamos?

O melhor a fazer contra a violência é criar projetos de médio e longo prazo que levem a compreender e solucionar o problema. Mas há episódios que pedem atitudes imediatas. Veja como agir nas seguintes situações:

Aluno armado na escola: Só converse se sentir que há condições. Comunique a direção, que deve informar a polícia. Esta precisa abrir processo no Juizado da Infância e da Juventude.

Ameaça ao professor: Faça um boletim de ocorrência (BO), peça intervenção do Conselho Tutelar, converse com os pais e a comunidade. Em último caso, é possível pedir a transferência do aluno.

Agressão: Informe a direção e a diretoria de ensino e faça um BO, de preferência com a presença de seu superior. Se o agressor tiver menos de 12 anos, é obrigatória a convocação de um representante do Conselho Tutelar.

Arrombamentos e furtos: O BO é obrigatório, pois a escola é patrimônio do Estado (ou uma propriedade privada).

Suspeita de abuso em casa: É obrigação da escola comunicar o Conselho Tutelar. O mesmo vale para casos de ausência prolongada do estudante.

Conselho Tutelar de Itapajé agradece apoio durante o período do Carnaval

Os conselheiros tutelares de Itapajé agradeceram, por meio de nota, às pessoas, instituições e autoridades pelo respaldo fundamental para que os trabalhos exercidos durante o Carnaval de 2011 fossem bem sucedidos.
Valdenor, Cleudes, Rogério, Marcelo e Juliana, ressaltaram que a forte atuação da entidade é fruto de um trabalho conjunto que envolve toda a sociedade. “Gostaríamos de agradecer as instituições e pessoas que nos deram respaldo neste Carnaval, sem os quais o trabalho do Conselho não teria atingido resultados expressivos. Agradecemos o prefeito Francisco Marques Mota, responsável por todo o suporte material do Conselho; ao Juíz de Direito Titular da Infância e Juventude, Dr. Antonio Francisco Paiva, assim como os funcionários do Poder Judiciário; ao Exmo. Promotor de Justiça, Dr. Wander Timbó, assim como os funcionários do Ministério Público; a Delegada de Polícia Civil, Dra. Illa Campos e a todos os policiais civis”.
As autoridades da Polícia Militar e Guarda Municipal também são lembradas pelos conselheiros. “Nossos agradecimentos vão também ao Comandante da Polícia Militar local, Subtenente Aleanes, aos policiais militares por ele comandados; o Comandante do Ronda, Sargento Galdêncio e a todos os policiais do Ronda”.
Os agradecimentos se estendem aos meios de Comunicação de Itapajé, Rádio Guanaces e Havai e Atitude FM.
De acordo com os Conselheiros, “a fiscalização ao cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, que é atribuição do Conselho Tutelar só é efetivamente realizada com a cooperação dos diversos órgãos mencionados e da própria sociedade”.
A sede do Conselho Tutelar fica aberta das 8h às 12h e de 14h às 18 horas na Rua Maria das Dores, 279, Bairro do Cruzeiro. Há atendimentos também pelo telefone, através do (85) 3343 0001 no horário comercial e nos plantões de finais de semana e feriados pelos telefones dos Conselheiros Valdenor 9179-7785, Juliana 9136-9475, Cleudes 9158-1020, Rogério 9100-3560 e Marcelo, 9192-7214. Para buscar atendimento nos dias não úteis, basta ligar para Policia Militar 190 ou Ronda (85) 3346-2765 / 3346-2766.

MACACO CHICÃO URGENTE! 07 - Para os intididos

BUEMBA, BUEMBA, MACACO CHICÃO URGENTE! O GENÉRICO DO MACACO SIMÃO! E a semana começa cheia de novidades! A negada da Teju anda dizendo que por lá os Mota vão tudo unido em 2012... já dizia o ex-governador Gonzagueta Mota que “política é dinâmica”... se for assim o Itapas vai já já conhecer o cachoreba, mistura de cachorro com peba ou, uma versão mais moderna, o cavalato! E o Marcelino Pão e Vinho do PHA, Partido Humanista da Abêia, anda por aí elogiando o Macaco... já tá doidim pro Macaco ser mais um candidato do partido! Pense na campanha: Uhhh, terror, Macaco Vereador! Pena que o Macaco é Vozão doenteee!!! E o Cida finalmente realizou o sonho do presidente-prefeito Vigário do Itapas e veio liberar a obra do açude! Eita mah! E a negada ficou admirada porque teve ex-prefeito que nem votou no Cida e tava em riba do palanque! Em vez de bronzeador passou foi óleo de peroba na cara, foi?! E diz que quando o Cida soube que o nome do açude é Ipu decidiu que virá depois inaugurá-lo tomando um banho, igual à índia Iracema tomava na bica do Ipu! É mole?! É mole, mas sobe! E o vereador Iderpitbull, que votou no Lúcio, ficou todo caidinho pro lado do Cida depois da inauguração da estrada pro Camará... cuidado com o que o Cida vai pedir em troca, vereador!! E depois de um chove-e-não-molha sem fim, finalmente a secretária de saúde Maria da Guerra levou um pé na poupança... eita que o Vigário tá virando é macho! Arrocha!! E falando no Vigário, fala-se por aí que ele botou agora o sobrinho Ralei-me na prefeitura, pra vigiar bem de pertinho as mãozinhas traquinas do secretário Dudu Money! Arrocha Vigário, ruupa! E a Exposição tá precisando de um exorcista mesmo! Depois das Avestruz fantasmas do Haroldo Motoca, agora os vizinhos dizem por aí que ouvem um barulho terrível de impressoras tic-taqueando de madrugada e chamando: Mundinha, Mundinhaaaa!!! E o vice-presidente-prefeito JORNALílton já falou que vai abrir a caixa-preta nos próximos dias... vai ter gato, cavalo e urso pulando dessa caixa!!!! BUMMMMMMMMMM!!! Parou tudo! Prantão do Jornal Macacal! Uma carta-buembaaaaa acaba de explodir na Altitude Efeeme!!! E o Rude Cascalho tá igual à Mata Morais, que dizia em 2008 que era perseguida por pistoleiro!!! E não era o Mainha não, era o Painha, oxente!!! Será que a carta é do Osama ou do Obama?! Que nada, é do ditador Osmar Cadaço da Líbia! Ahh bom, sendo assim, tudo bem!!! E porque será que em todo início de governo se corta bigode? O Cida entrou, o Zezim Buquerque, irmãooo do L-U, cortou o bigode! O Vigário entrou na prefeitura, cortou o bigode e fez contorno! E agora, com a Dilma DuChefe falando em cortes, o Babalorixá Sarney tá desesperado, com medo de cortarem o bichim de estimação dele... mas se cortarem, o que vai sair de defunto e money escondido no bigode vai dá pra cobrir o Maranhão!!! Vou indo, minha véa tá de ressaca... aqui na Fortal ela pulou Maracatu na Domingos Olímpio com a prefeita Lôra Xampu de Laranja e levou pra casa um negão pensando que era o poste candidato da prefeita!! Pense aí no que deu! Tô com dor de cabeça até hoje...o que será?!!! Comente esse texto e ajude a fazer uma política com mais humor e menos rancor!

Fonte: www.radioguanaces.com.br (Mural de Recados)

terça-feira, 8 de março de 2011

Irauçuba: Presidentes de Associações fazem demonstração pública de apoio

Aconteceu na sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011, o segundo encontro do projeto alianças da cidadania realizado este ano com a presença dos presidentes de associações, secretários municipais e o Prefeito Nonatinho. A reunião aconteceu no Centro de Capacitação Padre Pontes durante a manhã da última sexta do me de fevereiro como dita o regulamento do projeto. O início da reunião como é praxe se deu com a oração e em seguida a socialização da pauta a ser discutida, feita pelo coordenador do encontro, o Ouvidor Geral do Município, Professor Elis Roberto Pinheiro Mota. Uma das deliberações da reunião foi a escolha de um membro para o conselho de Gestão Compartilhada, o escolhido foi o presidente da ACOMDIJU, Renato Julião. Também aconteceu a escolha de um membro para a comissão do Troféu Terra da Amizade que já se aproxima o período de sua realização, o escolhido foi o Presidente da Associação de São José, Francisco Evaristo Lopes Maciel (Nego Barbosa). Foi levada a votação também a escolha do secretário do ano, pois um dos segmentos com direito a voto é o terceiro setor, ou seja, o movimento social. Desde 2010 o Governo realiza a premiação do Secretário do Ano e a solenidade do Troféu Terra da Amizade, homenageando uma personalidade que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao município de Irauçuba. Na ocasião foi escolhida a mais uma localidade para receber o projeto “DIALOGANDO COM A COMUNIDADE”, a ADL de Coité foi a contemplada. Também aconteceu a escolha de quatro membros para o conselho da criança e do adolescente. Os nome escolhidos foram: Janaele – do Bairro Rodoviária, Leila - do Distrito de Juá; Antonio marcos - da Cacimba Salgada e Salete da Boa Vista. Logo após o Prefeito Nonatinho leu uma carta em que explica a população de Irauçuba o momento crítico que tem causado tantos transtornos ao bom andamento dos direcionamentos do governo para o município, lembrou das mazelas e desmandos administrativos que foram por repetidas vezes realizados por ex-gestores e que desde o início dificultam sua gestão, dívidas, concursos ilegais, falhas administrativas, desvios de recursos e tantos outros de conhecimento público. O Prefeito Nonatinho também aproveitou o momento para expor a situação que tornou-se o mais discutido na cidade a cobrança imediata do FGTS dos servidores. Após ouvirem atentamente os esclarecimentos do Prefeito, os presidentes externaram uma oração de apoio público ao prefeito ao saírem do Centro de Capacitação em caminhada pacífica até a sede do Palácio Verde.

Fonte e Matéria: Marta Moraes

Sede Própria: Inaugurado 8º PSF em Irauçuba. 4ª Obra inaugurada nos dois primeiros meses de 2011

Irauçuba recebeu mais uma importante obra realizada pela Gestão, ação, ética e cidadania, desta feita o povo da “Capital Cearense da Rede”, foi contemplada com a construção da sede própria do Centro de Saúde que leva o nome de uma ilustre cidadã irauçubense, Enoca Ramos, este centro de saúde destina-se ao atendimento dos bairros Rodoviária e Centro. Na noite da segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011, foi inaugurada a quarta obra no ano de 2011 com a presença de centenas de irauçubenses que venceram a noite fria e de chuva fina para irem receber esta importante obra, além das autoridades municipais como os Secretários Heleno Araújo (SDEA), Raquel Mota (Admin), Izabel Braga (Saúde), Patrícia Maria Santos Barreto (Chefe de Gabinete), o Ouvidor Geral do Município, Elis Roberto Pinheiro Mota diretores governamentais como Vanderlei Torres de Mesquita, Josimar Pinheiro, profissionais da Saúde e os vereadores “Mimi” e o médico Paulo George. Inicialmente o Diretor de Obras da Seinfra e Presidente da Associação da Vila Joaquim, George Caetano falou em nome da comunidade e descreveu o sentimento de gratidão por ver ações sérias das políticas públicas do governo municipal, voltadas para uma cobertura completa da saúde do irauçubense, fortalecendo a prevenção das doenças com uma estrutura física que dá suporte as equipes de campo como Agentes de Saúde e Endemias a efetuarem um trabalho com mais qualidade, o usuário melhor atendido, profissionais como médicos e enfermeiros trabalhando dentro das normas técnicas e com aparelhamento que lhes permitem conforto e precisão no atendimento e tratamento dos pacientes. Em seguida aconteceu um momento de louvor proporcionado pelo Irmão evangélico, José Cláudio que entoou um salmo bíblico acompanhado pelo tecladista evangélico Anchieta Braga. Convidado pelo Governo Municipal para abençoar a obra, o Padre Missias Santana Fernandes, pároco de Irauçuba e “filho da terra”, presidiu os ritos da benção das instalações em um clima de forte envolvimento afetivo com a cidade. Presente a solenidade esteve o ex-vereador Edmilson Ramos Vasconcelos, conhecido por “Bibiu”, que representou a família da homenageada Enoca Ramos. O senhor “Bibiu” traçou o perfil de sua avó Enoca Ramos e emocionado reportou-se ao passado de profundo desprendimento desta nobre cidadã irauçubense que por muitos era chamada de Dra, por produzir alguns remédios caseiros e distribuir aos carentes da época, agradeceu ao Prefeito Nonatinho por ter lembrado de sua avó e lamentou o fato de embora sua família ter sempre ocupado destaque no cenário político de Irauçuba e reconhecida como família amiga de Irauçuba, muitos desconhecem ou não reconhecem o passado dedicado de Enoca Ramos e de toda sua família, também agradeceu a Câmara por ter aprovado o pedido para homenagear Enoca Ramos, imortalizando-a ao dar seu nome ao Centro de Saúde. Na palavra facultada o Padre Missias, afirmou que ainda não havia participado de nenhuma atividade depois que retornou a cidade na condição de pároco, mas que está aberto a todos os convites que lhes for feito para defender o bem estar de Irauçuba e agradeceu pelo convite a ele feito para participar da solenidade também se pronunciou o Ouvidor Geral de Irauçuba, Elis Roberto que exaltou as destacadas ações dedicados a saúde, elencou os 08 PSF’s, funcionando todos em prédio próprio e lembrou que apesar das limitações orçamentárias e as dificuldades inerentes a saúde no Brasil, a saúde em nosso município é capaz de arrancar elogios e reconhecimento pelos avanços conquistados, agradeceu ao apoio da população diante da situação difícil no momento atual do município e justificou a ausência do Prefeito Nonatinho que estava em Fortaleza, exatamente buscando alternativa para resolver o problema da Decisão Judicial divulgado na última semana. Pronunciaram-se ainda o líder do Governo na Câmara, Dr Paulo George, o diretor de Gestão Governamental, Vanderley Torres, a Secretária de Saúde Izabel Braga e o Vice-Prefeito Carlito Araújo que representou o Prefeito Nonatinho. De acordo com a Secretária Izabel Braga, a unidade custou ao todo 200.000,00 (Duzentos mil reais), 178.000,00 oriundos do do Fundo Especial de Combate à Pobreza (FECOP), criado com a finalidade de melhorar a infraestrutura e oferta de serviços de saúde da Atenção Primária, resultado de um projeto da Secretaria da Saúde do Estado e da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) além da contrapartida do município que fechou os duzentos mil reais. Ainda conforme informações da Secretária de Saúde, Izabel Braga, Os critérios para recebimento dos já citados recursos são: O município ter 75% ou mais de cobertura da Estratégia da Saúde da Família na competência março de 2010, ter realizado pelo menos quatro consultas de pré-natal em 2008 para 90% de suas gestantes, e ter aderido à Lei Estadual dos Consórcios. Critérios cumpridos por Irauçuba.

Fonte e Matéria: Marta Moraes

Governador Cid Gomes inaugura CE 168 e assina ordem de serviço do açude de Itapajé

O governador do Ceará Cid Ferreira Gomes esteve na manhã deste sábado dia 05 de março em Itapajé para a inauguração da CE 168 trecho de Itapajé para assunção em Itapipoca, na ocasião o governador assinou oficialmente a ordem de serviço para a construção do açude de Itapajé. Participaram do evento muitas autoridades, o prefeito municipal Padre Marques, os seus secretários, prefeito Edilardo do município de Tejuçuoca, prefeito Walter Junior de São Gonçalo do Amarante, prefeito Junior do município de Caridade, os deputados José Airton Cirilo, padre Zé, José nobre Guimarães, Zezinho Albuquerque, Edízio Pacheco, Bethe Rose, Téo Menezes, Rogério Aguiar, Sergio Aguiar, João Jaime dentre outras autoridades o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Ceará - DER/CE o Dr. Quintino. No tocante a ordem de serviço do açude de Itapajé o governador Cid Gomes em seu discurso se disse constrangido dada as dificuldades na construção da obra, diante disso o governador brincou com o público dizendo que: “Parece que enterraram uma caveira de um burro ruim no lugar desse açude Ipu” por que ele nunca tinha visto uma obra para dar tanto problema e trabalho para ser iniciada. O governador garantiu que os recursos estariam sendo disponibilizado para a empresa realizar a obra e que a população continuasse cobrando da construtora a execução do trabalho. O governador Cid Gomes prometeu ajoelhar-se quando voltar a Itapajé para inaugurar esta obra que segundo ele tem o privilégio de realizar na sua gestão para resolver o problema de abastecimento de água do nosso município. No discurso também lembrou a construção da estrada que liga Tejuçuoca a BR 222 facilitando o acesso dos romeiros para Canindé e prometeu a construção da estrada que liga o município de Itapajé a Uruburetama que seria de fato a verdadeira estrada da banana. Ao terminar com o pronunciamento no centro de Itapajé o governador Cid Gomes seguiu com a sua comitiva para o distrito de camará e assunção para concluir com a inauguração da CE 168.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM
COMENTÁRIO DO BLOG:
Desde a posse do Prefeito Francisco Marques Mota em 2009, Itapajé vem sendo abençoada pelo esforço da atual gestão em trabalhar pelo crecimento de nossa cidade em seus mais importantes setores. Já fomos beneficiados com a CE 168, Ronda do Quarteirão, Cinco Ônibus do Programa Caminho da Escola, Ambulância do SAMU, Açude/Barragem do Ipu e etc...
Estamos acreditando no trabalho e no crescimento de Itapajé, para que a população continue a ser beneficiada pelo desenvolvimento de nossa cidade. Esperamos que sejam feitos esforços no tocante a gerar mais emprego e renda para nosso município, para que possamos crescer cada vez mais e termos um município que sempre sonhamos para nós e para nossos filhos.

segunda-feira, 7 de março de 2011

8 de Março dia Internacional da Mulher

Mulher que sonha.
Mulher que trabalha.
Mulher que briga.
Mulher mãe.
Mulher filha.

Mulher que manda e que ama.
Mulher de erros e acertos,
de palavra doce.

São tantas qualidades para definir essa
criatura abençoada por Deus que por
vezes nos perdemos em palavras.

Representa com sua doçura e determinação
um universo totalmente desconhecido e a
cada dia se revela ainda mais misterioso
e apaixonante.

Neste dia, dedicado exclusivamente
a mulher, quero demonstrar o quanto
nos orgulhamos de vocês!

Não conheço uma pessoa sequer que
não tenha se rendido aos encantos
de uma mulher.

E muito menos que tenha conseguido
passá-la para trás.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher!

E queremos lhes dar os parabéns!
Afinal, vocês são mulheres
E mulheres são sinal de inteligencia e determinação!

Parabéns pelo seu dia!

Como transformar a minha vida?

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a Boa, Agradável, e Perfeita Vontade de Deus.” (Romanos 12,2)

Paulo exorta primeiramente, o que fazer, como fazer e o porque de se fazer. Além de toda riqueza contida neste fragmento da Carta aos Romanos, há uma palavra que muda significativamente o entendimento a respeito deste: A não conformação com o mundo, trata-se da luta própria de todo cristão. O cristão, a exemplo de seu mestre, é um agente transformador da realidade onde se encontra. Esse, na verdade é o sentido do “fermento”, do “sal” e “luz do mundo”, citados por Jesus. O fermento transforma a massa onde se encontra, a faz crescer, o sal dá o sabor e a luz ilumina as trevas, transforma a noite em dia.
Após nos dizer o que fazer, o Apóstolo nos orienta como proceder. A palavra “VOSSO”, então, possui grande importância no contexto. Transformai o mundo pela renovação do “vosso” espirito. Em outras palavras, se queres mudar o mundo, comece a mudança a partir de você. O Evangelho nunca foi tão conhecido no mundo, Jesus é também o “personagem” mais conhecido de todas as nações. Sendo assim, qual o motivo de vivermos ainda tantos conflitos, guerras, fome, ódio, violência, injustiça e tantas outras degradações que aniquilam o homem e a mulher? Porque eu, mesmo dizendo que conheço a Cristo, me sinto tão infeliz e sinto que nada muda em meu viver?
A resposta se encontra na pergunta. O problema é que somente se “diz” que conhece a Cristo. Essas pessoas na verdade são simpatizantes e não discípulos. O conhecimento verdadeiro de Jesus implica em mudança, em transformação. Transformação esta, que é primeiramente em mim e depois nos que estão à minha volta. Isso é conversão. Essa é a transformação de que fala Paulo. O Discípulo de Jesus é obrigado a transformar a sua própria vida, através do próprio empenho e também pela força do Espirito e essa transformação é transmitida a outros. Transformar implica em SER TRANSFORMADO.
Finalmente, a motivação. Ninguém pode discernir qual é a vontade de Deus e assim, fazer o que lhe é agradável e perfeito, se não for um alguém transformado, alguém nascido do Espírito. Quem nasce da carne faz o que agrada a carne, assim, quem nasce do Espirito faz o que agrada a Deus. Fazer o que agrada a Deus é fazer o que me faz feliz, pois este é o propósito da existência do homem, ser feliz ao lado de Deus. E essa é a vontade de Deus, porque ele nos ama. Não podemos ser perfeitos sem o auxilio do Senhor. Ele é o nosso coração, a nossa vida, a razão de nossa existência. Ele é quem complementa com seu infinito, o nada que nós somos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Conselheiros Tutelares Marcelo, Juliana e Rogério vão monitorar crianças e adolescentes durante carnaval

O Conselho Tutelar de Itapajé através dos Conselheiros Marcelo, Juliana e Rogério atuará no Carnaval 2011 trabalhando a cada noite de festa. A informação é dos Conselheiros Marcelo, Juliana e Rogério. "Nossa recomendação aos pais é que não deixem crianças e adolescentes desacompanhados no local do evento porque estaremos presente para qualquer ameaça ou violação de direitos", destacaram.

Atualmente o Conselho Tutelar acompanha casos envolvendo crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência física ou psicológica. "Os casos mais frequentes são de maus tratos, espancamento e abandono", explicou o conselheiro Marcelo. Segundo ele, algumas vítimas procuram diretamente o Conselho, outros casos, são encaminhados por escolas ou a partir de denúncias anônimas feitas por vizinhos.

Em casos extremos, como de abuso sexual, o Conselho busca encaminhar a vítima a um parente mais próximo, direcionando ao CREAS (Centro de Referencia Especializado da Assistencia Social) quando a primeira opção não é possível até que a situação possa ser resolvida. O Conselho Tutelar fica aberto diariamente de segunda a sexta-feira das 8h às 12h com os Conselheiros Marcelo, Juliana e Rogério e de 14:30h às 18h e está localizado na rua Maria das Dores, 279, nos finais de semanas e feriados em sistema de sobre aviso. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9192-7214 (MARCELO), 9136-9475 (JULIANA) e 9100-3560 (ROGÉRIO).

MACACO CHICÃO URGENTE! Para: os foliões intididos

BUEMBA, BUEMBA, MACACO CHICÃO URGENTE! O GENÉRICO DO MACACO SIMÃO! Em ritmo de festa, pois o carnaval taí negada!!! Ruupaa!! E todo mundo tá botando seu bloco na rua, como a agremiação Desunidos do Norte: na comissão de frente vem o Nonatim Malvadeza, que vai vender o Missí pra Itapipoca, o Juá pra Taperuaba e as Campinas pro Itapas pra pagar a dívida da Zirau... até o Green Palace ele vai vender pro dono da Altitude Efeeme, que sonha em ser presidente-prefeito! Sonha Alice! E no carro abre alas da nossa agremiação vem o Cida e a primeira dama como destaques, que resolveram curtir o carnaval no Itapas! O Itapas tá podendo!!! Até o Cida vai pular carnaval por lá! E dizem que na reunião do ministro da Saúde com os governadores do Nordeste pra combater a dengue, teve governador que rodou a baiana quando o ministro disse que temos que evitar a picadura!!! É mole? É mole, mas sobe! E continuando o nosso desfile, agora vem o bloco da Avestruz Desaparecida... destaque para o Haroldo Motoca que vem à frente distribuindo o doce da ave, seguido pelos parlamentares Estrelinha e Chc Cruz-Credo, que sempre preferem tampar o rosto no buraco! Esse bloco é seguido pelo bloco da bicharada local: é gato, cavalo, cachorro, peba, cão-vigia, touro, veado, galinha, é uma verdadeira zona! A próxima a passar é a ala dos Papagaios Forasteiros, aonde vem de mãos dadas os destaques Mata Mrais e o Rd Cascalho num-sei-de-onde-veio... É literalmente uma dupla de peso! E a negada do mural da Guanacés quer saber: o Cascalho já vai receber o Título de Cidadão como a Mata ou precisa esculhambar mais um pouquinho o Itapas? Dizem que o povo do Itapas é masoquista, quanto mais falam mal da cidade, mais gozam! Ferreira Aragão que o diga! Vou indo tomar a píula azul pra animar a minha véa, senão ela vai querer agarrar o bonitinho do Clésio Marques... ela quer pegar todo mundo da Guanacés... nesse carnaval ela anda cantando pra mim que \"a pipa do vovô não sobe mais...\" vou tentar apagar o cio dessa véa! Comente o texto e ajude a fazer uma política com mais humor e menos rancor! O texto de hoje é dedicado à Guanacés, a única rádio da REGIÃO que é realmente democrática e sem censura, para TODOS os lados da moeda.

Fonte: www.radioguanaces.com.br (Mural de Recados)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Itapajé ganha viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia)

O município de Itapajé ganhou do governo do estado do Ceará na tarde desta quarta-feira dia 02 de março uma viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia), a ambulância é equipada com equipamentos de primeiro socorros e com a mesma também esta disponível um motorista socorrista e um auxiliar de enfermagem, a nova viatura auxiliará e muito nos trabalhos das equipes médicas de Itapajé no sentido de salvar vidas.

Fonte: Blog do Maikon Rios (Atitude FM)

COMENTÁRIO DO BLOG
É o que comentamos na postagem anterior de que aos poucos Itapajé vai caminhando para o desenvolvimento que tanto queremos. O importante para a população é o desenvolvimento da cidade. A cidade crescendo, quem ganha é o povo. Itapajé já foi beneficiado com muitas conquistas nestes dois anos e acreditamos que ainda tem muito a ser conquistado para nosso municipio.
Além de trabalhar para Saúde, Educação, Segurança, dentre outras prioridades, precisa-se pensar em uma maneira de se gerar mais emprego e renda para o municipio se desenvolver cada vez mais.

Agentes de trânsito já trabalham com fardamentos novos

Agora falta pouco para que a categoria tenha condições de trabalho: Realização de concurso público para aumento de efetivo, melhores salários, criação do PCCS, aquisição de viaturas para deslocamento, aquisição de bafômetros e decibelímetro... A julgar pelo tempo em que a gestão municipal demorou em providenciar o fardamento dos agentes de trânsito, quando será que terão condições para exercer suas funções da melhor forma?

Fonte: Blog do Mardem

COMENTÁRIO DO BLOG
Acredito que aos poucos a gestão municipal irá dar condições de melhor trabalho tanto para os Agentes de Trânsito, quanto para os Guardas Municipais. Pois, nestes dois anos em que estamos acompanhando a administração municipal, estamos vendo muito esforço por parte da gestão em acertar um rumo do municipio.
Algumas criticas são necessárias, para que os atuais gestores abram mais os olhos para as prioridades em nosso municipio.