terça-feira, 30 de agosto de 2011

II ENCONTRO REGIONAL DO PHS 31 EM ITAPAJÉ

Dia 31 de Agosto de 2011 (quarta-feira) às 19:00h, estão todos convocados para continuarmos a escrever a história deste partido que é amado por todos nós que fazemos o Partido Humanista da Solidariedade - "PHS 31".

Dirigentes Municipais, Dirigentes Regionais e filiados, todos juntos, teremos nosso II Encontro Regional com vista às eleições de 2012.

Estamos convocando as Municipais do PHS de Itapajé e cidades vizinhas.

O convite é extensivo aos demais Dirigentes e filiados de outros partidos, frizando sempre se tratar de um evento aberto aos simpatizantes da política local.

Estaremos discutindo os próximos passos de nossa caminhada e ainda passando aos senhores uma breve palestra sobre O MODO PHS DE GOVERNAR, ESTRATÉGIAS ELEITORAIS E ELEIÇÕES 2012.

Para referência do local do evento, é simples; será no auditório da Secretaria de Educação que fica ao lado da Câmara Municipal de Itapajé.

A presença de todos é indispensável e demonstrará a todo o Itapajé e municípios vizinhos a união existente na nova Direção Regional com as suas Municipais, uma vez que não mediremos esforços para veicular este fato político nas principais mídias do município, traga sua máquina e registre o evento!

Espero todos no dia 31 de agosto para juntos a uma só voz declararmos e proclamarmos a Itapajé que o PHS de fato representa um novo olhar para a política Itapajeense.

Legislação Eleitoral define prazo de filiações

Os dois vereadores que ingressarão no PMDB acertaram, no fim de semana, os detalhes com presidente estadual

Os partidos políticos estão intensificando as suas ações com vistas ao recebimento de filiações, principalmente dos pretensos candidatos às eleições municipais de 2012. Algumas agremiações tentam atrair filiados por intermédio da propaganda gratuita no rádio e na televisão. Hoje, oficialmente, os vereadores Walter Cavalcante e Vitor Valim, desfiliados do PHS, devem anunciar suas filiações ao PMDB de Fortaleza.

O mês de setembro é considerado como estratégico para a definição dos pretensos candidatos ao pleito seguinte porque a legislação exige que cada candidato esteja filiado a um partido político, pelo menos, um ano antes das eleições. Por isso, os partidos intensificam o trabalho de filiação e os políticos insatisfeitos com a sua agremiação procuram trocar de legenda. Em setembro também são intensificadas as consultas à Justiça Eleitoral quanto às normas para o próximo pleito.

Em 2012 as eleições acontecerão no dia 7 de outubro, por isso, as filiações terão que ocorrer até o dia 6, ou seja, um ano antes. Os partidos também terão de atualizar a relação de filiados para encaminhamento à Justiça Eleitoral, até 14 de outubro próximo. No Estado do Ceará praticamente todos os partidos políticos, em maior ou menor proporção, realizam ações no sentido de fortalecer seus quadros para a disputa eleitoral do próximo pleito.

Vereadores

Como se trata de uma legenda em formação, o Partido Social Democrático (PSD) foi quem mais atuou na procura de adeptos, este ano, deixando para setembro a definição das filiações, principalmente de quem tem mandato, como é o caso de prefeitos, vereadores e deputados. O presidente da Comissão provisória estadual, Almircy Pinto, já anunciou à imprensa que o seu partido vai começar com 40 prefeitos e oito vereadores.

Os vereadores de Fortaleza, Walter Cavalcante e Vitor Valim, obtiveram junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) declaração de justa causa para deixarem o Partido Humanista da Solidariedade (PHS). No último fim de semana, os dois vereadores estiveram reunidos com o presidente estadual do PMDB, senador Eunício Oliveira, acertando com os demais vereadores do partido, na Capital, o anúncio de seus ingressos, já acontecido. Outros partidos, por enquanto, procuram não revelar os nomes de lideranças com quem contatam para evitar problemas nas negociações.

Nesta época a concorrência entre os partidos, por novos filiados, é grande e a troca de legenda por parte de pretensos candidatos, sem mandato, também não é pequena porque cada um avalia onde tem mais chances de vencer. Algumas agremiações, para maior segurança, promovem consultas à Justiça Eleitoral, por meio de iniciativa própria ou por intermédio dos seus representantes no Congresso Nacional.

Em agosto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu várias consultas. Além de questões relativas à criação de novos partidos também foram feitos questionamentos quanto à fidelidade partidária e inelegibilidade. Os deputados federais Ângelo Agnolin (PDT/TO) e José Saraiva Felipe (PMDB/MG) perguntaram sobre fidelidade partidária para os ocupantes de cargos majoritários. O senador Ricardo de Rezende Ferraço (PMDB/ES) fez consulta sobre inelegibilidade em casos de união estável e o deputado federal Romário de Souza Farias (PSB/RJ) sobre inelegibilidade e desincompatibilização. Embora alguns questionamentos semelhantes tenham sido respondidos em consultas anteriores os processos referentes a estas consultas ainda estão em tramitação.

http://diariodonordeste.globo.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Padre Missias Fernandes anuncia transferência de domicílio eleitoral para Irauçuba

Pároco disse que aceita com entusiasmo e que isso não significa que ele será candidato a algum cargo de Irauçuba.

O Pároco Padre Missias Fernandes, PHS, afirmou na manhã de quarta-feira, 18, a transferência de seu domicílio eleitoral do Itapajé para Irauçuba. A mudança será feita nos próximos dias.

O anúncio foi feito ao presidente municipal do PHS 31, José Marcelino. De acordo com Marcelino, a decisão foi do próprio filiado. Padre Missias disse que vai transferir seu domicilio com entusiasmo e que isso não significa que ele será candidato a algum cargo de Irauçuba.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Francisco Caminha e o dep estadual Tin Gomes assumiram o PHS 31 no Estado e em Fortaleza

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) realizou ontem quarta-feira (17), às 11h, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, a solenidade de posse das novas Diretorias Estadual e Municipal de Fortaleza.

Caminha e Tin
A presidência da Executiva Estadual será exercida pelo ex-deputado estadual Francisco Caminha. Já a Executiva Municipal do partido terá como presidente o deputado estadual Tin Gomes.

EXECUTIVA ESTADUAL
Presidente: Francisco Caminha
Vice: José Belarmino
Secretário Geral: Tin Gomes
Tesoureiro Geral: Elson Damasceno
Vogal: Sandro Camilo

EXECUTIVA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Presidente: Tin Gomes
Vice: Sandro Camilo
Tesoureiro Geral: Elson Damasceno

A rearticulação do PHS, com os deputados Caminha e Tin Gomes assumindo os diretórios estadual e municipal, coloca o partido na linha de frente da disputa sucessória, no Interior como, principalmente, em Fortaleza. Por sua liderança na política local, Tin já mostrou que, a partir da Câmara Municipal, tem peso eleitoral. Daí, portanto, não se poder falar na sucessão fortalezense sem contar com o PHS.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

AGUAÍ TRABALHA PARA RECUPERAR ESTRADAS

Por Adriano Furtado (Repórter da Guanacés AM)

Estive ontem no meu distrito de Aguaí e pude perceber o quanto está diferente, chegando ao Sítio Guaribuçú comecei a usufruir de uma estrada de qualidade, que até domingo passado, 07.08, não tinha. Prossegui minha viagem e fui até a sede do distrito, conhecida popularmente por Sítio Ipú, lá tive a informação que a estrada havia sido recuperada até a localidade de Barrinha, já na divisa com o distrito de Santa Cruz.
Pude perceber ainda que havia um trator trabalhando e observei que o amigo Julimar Sampaio, que é liderança política daquela região, estava à frente do serviço. Julimar, que também é Ouvidor da Prefeitura Municipal, informou que o serviço ali executado era fruto da colaboração financeira da própria comunidade, contando com apoio da Deputada Bethrose, de quem foi eleitor no último pleito. Indagado se tinha alguma participação da prefeitura, Julimar informou que solicitou ao Secretário Fernando Batelão a recuperação da estrada, porém, o titular da pasta mandou realizar apenas a recuperação de parte da estrada, no trecho compreendido entre as localidades de Bombas e Guaribuçú. Julimar disse ainda que “este já é o 25ª mutirão comunitário que estamos realizando e, o bom, é que mais de 70 pessoas da comunidade estão ajudando”, disse o Ouvidor, ressaltando o empenho da população.

TABOSA FILHO
Há, de fato, um desapontamento dos moradores daquele distrito com seus representantes. Inclusive os motoristas da região, maiores prejudicados com o estado em que se encontram as estradas, em tom de brincadeira, comparam o município de Itapajé com a caixa de marchas de um veículo, mencionando que o Distrito de Aguaí seria o neutro (Ponto Morto), ou seja, “Nem pra frente nem pra trás”. Diante destes fatos narrados aqui, quero apenas pedir que nossos representes e nossas autoridades reflitam sobre o assunto.

Itapajé 12 de Agosto de 2011
Adriano Furtado

domingo, 14 de agosto de 2011

PHS 31 UM PARTIDO DIFERENTE

POR QUE SOMOS UM PARTIDO DIFERENTE?

Porque somos um partido que pratica a democracia interna e as questões mais importantes são resolvidas por meio de plebiscito!

Porque somos um partido sem dono, em que os filiados estão no mesmo nível e têm direito à voz e voto, independentemente da sua origem ou classe social!

Porque somos um partido em que não há uma executiva municipal, com filiados de 1ª. e 2ª. categoria. Todos têm os mesmos direitos e participam das mesmas atividades no partido!

Porque somos um partido em que os filiados têm que conhecer o estatuto e o programa do partido antes de se filiarem e afirmarem solenemente se concordam com todos os seus termos!

Porque somos um partido que não tem financiadores nem temos rabo preso com ninguém, mantendo assim a nossa independência em relação aos governos municipal, estadual e federal!

Porque somos o único partido em que a população não será mera expectadora, mas protagonista na elaboração do programa de governo, participando de sua discussão e elaboração!

Porque somos um partido que oferece formação política aos seus filiados por meio de cursos que são colocados à disposição de toda a militância!

Porque somos um partido comprometido com a modernidade, com a transparência, com a ética, com a competência, com a moralidade e na defesa desses princípios não fazemos concessão!

Porque somos um partido que não funciona apenas no período de campanha e em anos eleitorais, mas todos os anos e durante os 365 dias!

Porque somos um partido que só aceita políticos com “ficha limpa” e filiados que tenham uma história de vida inatacável!

Porque somos um partido que busca qualidade e não apenas quantidade!

Se você gostou do que leu, venha para o PHS 31 você também!

FILIE-SE AO NOSSO PARTIDO!

II ENCONTRO REGIONAL DO PHS 31 EM ITAPAJÉ

No dia 31 de Agosto de 2011 (quarta-feira) às 19:00h, estão todos convocados para continuarmos a escrever a história deste partido que é amado por nós.

Dirigentes Municipais, Dirigentes Regionais e filiados, todos juntos, teremos nosso II Encontro Regional com vista às eleições de 2012.

Estamos convocando as Municipais do PHS de Itapajé e cidades vizinhas.

O convite é extensivo aos demais Dirigentes e filiados de outros partidos, frizando sempre se tratar de um evento aberto aos simpatizantes da política local.

Estaremos discutindo os próximos passos de nossa caminhada e ainda passando aos senhores uma breve palestra sobre O MODO PHS DE GOVERNAR, ESTRATÉGIAS ELEITORAIS E ELEIÇÕES 2012.

Para referência do local do evento, é simples; será no auditório da Secretaria de Educação que fica ao lado da Câmara Municipal de Itapajé.

A presença de todos é indispensável e demonstrará a todo o Itapajé e municípios vizinhos a união existente na nova Direção Regional com as suas Municipais, uma vez que não mediremos esforços para veicular este fato político nas principais mídias do município, traga sua máquina e registre o evento!

Espero todos no dia 31 de agosto para juntos a uma só voz declararmos e proclamarmos a Itapajé que o PHS de fato representa um novo olhar para a política Itapajeense.

A Terceira Via em Itapajé é uma necessidade

A expressão “terceira via” surgiu, na política brasileira, quando quer se referir a uma situação em que duas candidaturas parecem polarizar as atenções, mas nenhuma delas satisfaz plenamente à população. Aparecem bem colocados nas pesquisas porque são mais conhecidos, têm mais visibilidade e ocupam espaços na mídia devido às posições de poder que ocupam. Nestes casos, as pesquisas apontam um grande número de indecisos, porque a população espera que apareça um outro candidato com melhores qualificações, melhor discurso, melhores propostas e que poderia vir a se tornar uma “terceira via”, ganhando então a eleição ou vaga no segundo turno.

Em Itapajé, há dois candidatos que sempre aparecem nas primeiras colocações: O Prefeito Francisco Marques e o ex-prefeito Batista Braga, que foram os dois mais votados na última eleição municipal, ganha pelo Francisco Marques com uma diferença de 267 votos. A população não está ainda decidida a votar em qualquer dos dois candidatos, esperando uma “terceira via”.

Todos os outros candidatos podem ser esta “terceira via”, mas a população vai escolher quem tiver o melhor discurso, as melhores propostas, a melhor história de vida, experiência comprovada e competência para mudar a cara da cidade, que nos últimos 23 anos padece de “envelhecimento precoce” e convive com problemas que já poderiam ter sido resolvidos se houvesse um projeto para a cidade e gente competente para tocar o projeto.

Está na hora de riscar do mapa político de Itapajé todas as figurinhas que já tiveram a sua chance e que até agora não tiveram competência para “construir” uma Itapajé da qual possamos nos orgulhar de verdade. Ainda bem que 2012 é logo ali e nos livraremos de todos estes “fantasmas políticos”

Termina intervenção no PHS

Com o término da intervenção, que teve início após o fim das eleições de 2010, a Executiva Estadual provisória do partido deverá ser constituída com Caminha na presidência, um vice ligado à Comissão Executiva Nacional, Tin Gomes como secretário geral e um tesoureiro ligado também ao presidente. O deputado estadual deverá assumir a função de presidente da Executiva Municipal após a liberação da ata da reunião de segunda-feira.

De acordo com Tin, a intenção do partido é aumentar sua representação em pelo menos cem municípios do Ceará e "dar condição de termos candidatos a prefeitos e vereadores de se lançarem" nas eleições de 2012. Segundo ele, a saída de Valim e Cavalcante foi ruim por um lado, mas por outro dá condição à legenda de lançar mais candidatos com maior possibilidade de se elegerem ao Legislativo Municipal do ano que vem, uma vez que os votos dos dois parlamentares desfiliados são muito expressivos na Capital.

"Teoricamente a pessoa que fosse concorrer com eles não teria condição de se eleger. Foi bom eles terem saído só agora, porque passaram até três anos e meio no partido", salientou Tin Gomes, que disse ainda que a intervenção no Ceará foi indevida, pois os candidatos do partido ultrapassaram o número de votos que a Nacional do partido exigiu, de 90 mil votos.

Intervenção

Segundo Tin Gomes, a intervenção feita no Estado se deu porque os candidatos do PHS para o cargo de deputado federal no ano passado não atingiram votos suficientes para se elegerem. Nas eleições de 2010, Walter Cavalcante alcançou pouco mais de 49 mil votos, enquanto Francisco Caminha teve 69 mil.

O agora presidente da Executiva Estadual do PHS, Francisco Caminha, disse não encontrar problemas no fato de o partido não ter qualquer representação na Câmara. Segundo ele, a sigla já teve até sete parlamentares no Legislativo Municipal e a intenção para 2012 é fazer, pelo menos, três vereadores. "A questão não muda nada, o que muda é que acabou a intervenção. Mas nós estamos nos organizando", pontuou.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Partidos políticos no Ceará prometem cautela na escolha de candidatos

A maioria dos dirigentes de partidos políticos com atuação no Estado do Ceará firmou um compromisso com a presidente do Tribunal Regional Eleitroral, desembargadora Huguette Braquehais, no sentido de “recomendar aos diretórios municipais que, por ocasião das convenções municipais para escolha dos postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições vindouras, evitem optar por candidatos cuja conduta, decorrente de fatos públicos e notórios de objetiva reprovabilidade, seja incompatível com as inarredáveis probidade administrativa e moralidade para o exercício de qualquer mandato político”.

O termo de compromisso foi assinado, na sala de sessões do TRE, por 20 presidentes ou representantes de presidentes regionais de partidos políticos. A iniciativa da presidente do TRE conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, da Procuradoria Regional Eleitoral e da Corregedoria Regional Eleitoral.

Para a desembargadora Huguette Braquehais, “no atual momento da nossa História Republicana, quando a nossa democracia e as nossas instituições são reconhecidas mundialmente como as mais sólidas da América Latina, dos partidos desta Nação se espera, também, atos concretos para arredar, da Administração Pública, os ímprobos, os notadamente corruptos, aqueles que não reúnem condições morais para exercer o poder em nome do povo”.

Fonte: http://www.tre-ce.gov.br

Quociente eleitoral e partidário

Os interessados em saber quantas vagas os partidos terão direito nas próximas eleições devem primeiramente encontrar o quociente eleitoral, que é o número mínimo de votos que um partido ou coligação deve alcançar para eleger um candidato. No Manual do Candidato das eleições de 2010, que vem sendo elaborado pelo TSE, a Justiça Eleitoral irá explicar que para obter este número, é necessário tomar como base o total de votos válidos.
O próximo passo é dividir este total pelo número de vagas em disputa. Pronto, esta calculado o quociente eleitoral. Mesmo que o candidato receba o maior número de votos das eleições, se o partido não atingir o quociente eleitoral ele não elege nenhum candidato. Para definir os votos válidos deve-se encontrar o número de eleitores que compareceram às urnas e subtrair o número de votos nulos e brancos.
Definido o quociente eleitoral, calcula-se o quociente partidário, que determina o número de vagas que cada partido ou coligação terá direito nas eleições proporcionais. Para encontrar este quociente divide-se o número de votos válidos do partido político ou coligação pelo quociente eleitoral. Quanto maior for este quociente, mais vagas o partido terá direito.

Fonte: PHS Goiás - http://phsgoias.blogspot.com/

sábado, 6 de agosto de 2011

PARTIDOS, SUPLENTES E PRETENSOS CANDIDATOS QUEREM AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES

Partidos políticos, suplentes e pretensos candidatos a vereadores de Itapajé, estão se mobilizando para que seja aumentado o número de parlamentares de nove para treze na Câmara Municipal.

Segundo informações, é de que, representantes de partidos, alguns suplentes e pretensos candidatos a vereador se uniram na cidade, para conversarem sobre a situação, onde ficou acertado para tentarem conversar com os atuais vereadores sobre a necessidade do aumento do número para as próximas eleições.

Para que isto aconteça é necessário que os atuais edis, faça uma emenda na Lei Orgânica Municipal, alterando o Parágrafo onde estabelece que o Poder Legislativo itapajeense é composto por nove vereadores.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"pequenos" partidos unidos contra a ausência dos "grandes"

Partidos considerados pequenos estarão unidos para debater as respectivas ideias, queixando-se de falta de atenção e da ausência dos "grandes" que só aparecem de quatro em quatro anos.

Num encontro promovido pelo Partido Humanista da Solidariedade(PHS 31), representantes das mais revolucionárias às mais conservadoras forças políticas partilharam a crítica pela diferença de tratamento face aos partidos com assento no executivo e legislativo, acusando-os de fugirem ao contraditório, e aproveitaram para explicar algumas propostas, designadamente para os problemas econômicos de Itapajé.

"O PHS 31 entende que há pouquíssima comunicação entre as diversas forças políticas e que a Comunicação Social dá poucas oportunidades para que se conheçam e se dêem a conhecer", explicou Marcelino, pré-candidato independente pelos humanistas.

Francisco Cid, líder do Partido Democrático Trabalhista, mostrou-se disponível para um eventual entendimento com a "chamada Esquerda" e considerou a ausência excessiva dos "grandes", que só retornam para o povo de quatro em quatro anos.

"Une-nos a defesa da democracia. Perante a Lei, todos temos direito a participar e a aparecer na Comunicação Social", acentuou o cabeça de lista do Partido Humanista Da Solidariedade (PHS 31), José Marcelino.

FRADE CORAJOSO

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas.

Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.

"Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas...
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!

Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.

Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.

Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos".

Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SP

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PHS 31 e PMN 33 reafirmam: terão candidato à Prefeitura de Itapajé

A próxima etapa será a definição de um projeto e, em seguida, o nome que representará os dois partidos na disputa.

O PHS 31 e o PMN 33 vão mesmo ter candidato à Prefeitura de Itapajé em 2012. Reafirmou os presidentes dos dois partidos, durante reunião na última segunda-feira, 01 de agosto.
Na conversa, realizada na casa do vice presidente municipal do PHS 31, o pré-candidato a vereador Josias Sousa, disse que a próxima etapa será a definição de um projeto e, em seguida, o nome que representará os dois partidos na disputa.
Quatro nomes já estão como “prefeituráveis”, segundo Josias Sousa: José Marcelino, Luisinho da Rádio, Maria Alice (Licinha do São Miguel) e o nome dele próprio, Josias Sousa.

Ficou acertado também para o dia 31 de agosto o II ENCONTRO REGIONAL DO PHS 31 EM ITAPAJÉ que contará com a presença do presidente estadual, Francisco Caminha, do dep. Estadual Tin Gomes, do Prefeito de Irauçuba Nonatinho e de pré-candidatos às próximas eleições. O Tema do II Encontro Regional é: "O MODO PHS 31 DE GOVERNAR"

O MODO PHS 31 DE GOVERNAR

Uma cidade é produto do jogo permanente de interesses e da composição de poder dos grupos que a compõe. Empresários, profissionais liberais, investidores, entidades religiosas, assalariados e patrões, pobres e ricos, crianças, jovens, idosos - enfim, todos - têm desejos próprios e em geral conflitantes. Cabe à Prefeitura administrar as demandas e à Câmara, a defesa dos grupos.

Se todos os interesses e interessados fossem respeitados e resolvidos sem prejuízo das partes envolvidas, a Cidade seria justa e democrática. Sabemos que não é assim, mas o esforço para minimizar os danos é o exercício do Governo Democrático e depende da “Vontade Política”.

Uma utopia, diriam muitos. Um objetivo, dirão os mandatários do PHS. Sim, o “Modo PHS de Governar” não trata de outra coisa.
O PHS dirige poucos e pequenos municípios, mas a ação planejada, participativa e integrada pode fazer a diferença.

O MODO PHS 31 DE GOVERNAR

O Partido não pode perder a ocasião de passar aos nossos Mandatários a idéia de COESÃO; não somos um arquipélago de mandatários isolados, somos uma FORÇA COESA. Temos balizamentos (O Modo PHS de Governar), temos instrumentos (PHS, IPHS, FUNSOL, dois sites, blogs, um Informativo), temos Mandatários em Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional e temos uma vivência considerável. E estamos montando uma organização para atuar, de modo incisivo e eficaz, junto aos Ministérios. Os Presidentes das Regionais são convidados a reproduzir nossa apresentação aos seus novos Vereadores. Não seria viável, infelizmente e por razões para lá de óbvias, chamar a todos à Brasília. Mas queremos criar essa consciência: não estamos sós, nenhum de nós vai desempenhar o seu mandato deixado a si mesmo. Todos os mandatários geraram uma rede; o Prefeito PHS não é um só e isolado, pois ele conta com todos os seus colegas. Via Internet, e-mail site ou blogs, ele vai dispor da vivência diária dos Companheiros. Comecemos por apresentar “O Modo PHS de Governar”. São dicas, é a experiência de uma caminhada partidária e administrativa iniciada há mais de vinte anos. É o início de uma fase de grande crescimento, físico e conceitual, de nossa família PHS”.

II ENCONTRO REGIONAL DO PHS 31 EM ITAPAJE

As executivas municipais do PHS 31 (Partido Humanista da Solidariedade) de Itapajé e municípios da região, norte e do vale do curu, estarão em Itapajé dia 31 de Agosto para um amplo debate sobre as eleições municipais, durante o II ENCONTRO REGIONAL DO PHS 31, das 19 às 21 horas, no Auditório da Secretaria de Educação, avaliando candidaturas próprias e as propostas de trabalho em Itapajé e municípios vizinhos, unificando o discurso e os procedimentos administrativos e políticos.

O evento que será coordenado pelo presidente do partido no município, José Marcelino, contará com a presença do presidente estadual, Francisco Caminha, do dep. Estadual Tin Gomes, do Prefeito de Irauçuba Nonatinho e de pré-candidatos às próximas eleições.

Segundo o presidente José Marcelino, o encontro será uma oportunidade de apresentar a metodologia de trabalho para 2012; reafirmar os compromissos estatutários referentes à fidelidade partidária; definir os compromissos estatutários referentes à contribuição financeira; atualizar o Estatuto e discutir temas como o PHS e a reforma política, o PHS Mulher e o PHS Jovem, além de ser um momento de congraçamento entre filiados do PHS e outros filiados de outros partidos.

Não terá assim, explica Marcelino, nenhum caráter deliberativo, e sim afirmativo e explicativo das decisões e deliberações emanadas da Convenção Nacional e Regional.

José Marcelino explica ainda que se espera a multiplicação das informações entre os demais filiados e a implementação de medidas que façam refletir nas municipais, entre filiados e mandatários, tudo o que for exposto no dia 31.
Os olhos do PHS, segundo ele, estão voltados para as eleições 2012. "Daí a necessidade de unificar o discurso e os procedimentos administrativos e políticos, principalmente", pontuou. Outro tema relevante é “o Modo PHS 31 de Governar”.

É HORA DE PARTICIPAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO

Três acontecimentos na vida municipal devem chamar a atenção dos que gostam de gestão participativa.
O primeiro é a remessa do Projeto de Lei da LDO 2.011 pelo Executivo à Câmara Municipal. A sua elaboração já deve ter feito objeto de debates, consultas e audiências públicas. Mas, se ainda não o fez, é tempo de entrar em contato com a Câmara e pedir que a indispensável participação ocorra na fase das discussões no Legislativo. Caso o cidadão não obtenha sucesso, pois vai aos jornais, rádios e TVs locais e bota a boca no trombone e representa ao Ministério Público, à luz do Estatuto da Cidade. A Lei existe, a lei determina, ninguém cumpre, pois é responsabilidade do MP adotar as medidas cabíveis a partir de "provocação" comunitária. E este é o papel de um Partido político.
O segundo acontecimento é a apresentação das contas de 2.009 à Câmara para remessa ao TCE. Pois qualquer cidadão tem o direito de pedir vistas dessas contas. Basta requerer à Câmara, solicitando acesso às mesmas. Não esqueçam de citar a base legal, o caput do artigo 48 da lei de Responsabilidade Fiscal já está de bom tamanho. O requerimento será feito nos termos do artigo 5º da Constituição Federal, inciso XXXIII. E digam para que querem esse acesso: por exemplo, para ver se a legislação do FUNDEF foi cumprida, ou se os limites de gastos com o pessoal não foram ultrapassados. Ou as contas de seu Município não lhes interessam? Não esperem muito que os Srs. Vereadores efetuem essa leitura; muito mais fácil a Comunidade organizada, onde militam contadores, administradores, advogados, auditores, economistas, e outros especialistas, chamar a si a tarefa.
E, enfim, uma outra dica. Quando o TCE manda um parecer prévio das contas do Sr. Prefeito, a Câmara tem a obrigação de informar a Comunidade sobre o fato, e colocar o Parecer ao dispor da população. Está lá, no caput do artigo 48 da LRF. Ao final da lei, estão anotadas as sanções que recaem sobre quem não liga para a obrigação.
Está tudo aí para que a Participação ocorra, Só não a exercemos, se formos relapsos. Querem melhor campanha do que trabalhar pelo povo? Eu não conheço.
Se tiverem dúvidas, perguntem ao CRC ou à OAB. Mas ajam. Quem dorme no ponto é chofer de praça, dizia-se décadas atrás. Continua valendo.